Gaudium news > Papa Francisco modifica código penal do Vaticano

Papa Francisco modifica código penal do Vaticano

Dentre as alterações estão: progressão de pena, possibilidade de acordo sobre um programa de trabalhos de utilidade pública e atividades de voluntariado, suspensão da audiência em caso de impedimento legítimo do acusado.

Papa Francisco modifica codigo penal do Vaticano 1

Cidade do Vaticano (16/02/2021 09:30, Gaudium Press) Através de um Motu Proprio publicado nesta terça-feira, 16 de fevereiro, o Papa Francisco atualizou o setor da justiça penal do Vaticano reformulando algumas de suas normas. As alterações foram feitas com o objetivo de atender às exigências dos tempos atuais.

Redução de pena

Uma das mudanças mais relevantes está logo no primeiro artigo, que estabelece uma redução na pena de 45 a 120 dias para cada ano de sentença restritiva já cumprida pelo condenado que, durante a execução da pena, “tenha tido uma conduta tal, que leve à presunção de seu arrependimento e tenha proficuamente participado do programa de tratamento e reintegração”.

Além disso, quando a pena está para ser executada, o condenado elabora de comum acordo com o juiz “um programa de tratamento e reintegração”, com compromissos para amenizar as consequências do delito. O condenado pode sugerir “a realização de trabalhos de utilidade pública, de atividades de voluntariado de importância social”. Nada disso era previsto na legislação anterior.

Papa Francisco modifica codigo penal do Vaticano 3

Outras alterações e acréscimos no código penal Vaticano

Já no segundo artigo, é modificado o código de procedimento penal em sentido garantista, abolindo o “julgamento à revelia”. Dessa forma, se o imputado se recusar a comparecer à audiência sem comprovar um impedimento legítimo, procede-se com o processo normal, considerando-o representado pelo seu advogado. Caso sua ausência seja comprovada “por legítimo e grave impedimento”, o tribunal ou o juiz único deverá suspender a audiência.

No terceiro artigo são feitas alterações e acréscimos à lei CCCLI sobre o ordenamento judiciário. Se estabelece que os magistrados no momento da conclusão mantenham “todos os direitos, assistência, previdência e garantias previstas” para os cidadãos vaticanos. Um trecho importante deste artigo ressalta que “o ofício de promotor de justiça exerce com autonomia e independência, nos três graus de juízo, as funções de público ministério e as demais que lhe são atribuídas por lei”.

Papa Francisco modifica codigo penal do Vaticano 2

Representação do Ministério Público

O segundo e terceiro grau de julgamento também foram modificados. Se previa, até o momento, que em caso de recurso de apelação e depois de cassação, o Ministério Público fosse representado por magistrado diferente daquele que o conduziu no primeiro processo, com um encargo ad hoc para os processos de segundo e terceiro grau.

Com a mudança, feita em dois artigos distintos, se estabeleceu que também nos recursos de apelação e cassação, como já acontece para o primeiro grau, as funções de público ministério serão desempenhadas por um magistrado do escritório do promotor de justiça. Obviamente, permanecerá diferente o colégio chamado a julgar. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas