Gaudium news > Papa Francisco inicia sua 40ª Viagem Apostólica

Papa Francisco inicia sua 40ª Viagem Apostólica

Esta é a primeira viagem internacional realizada pelo Pontífice neste ano. Os países de destino são a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

Papa Francisco inicia sua 40a Viagem Apostolica

Foto: Divulgação/Vatican Media.

Cidade do Vaticano (31/01/2023 13:51, Gaudium Press) O Papa Francisco iniciou na manhã desta terça-feira, 31, a sua primeira viagem internacional em 2023 e 40ª de seu pontificado. O Santo Padre embarcou de cadeira de rodas em um avião no Aeroporto Fiumicino. Dentre os países de destino estão a República Democrática do Congo e o Sudão do Sul.

Estas visitas estavam inicialmente programadas para acontecer entre os dias 2 a 7 de julho de 2022, entretanto, foi necessário adiá-las por motivos de saúde. Na época o Pontífice estava realizando um tratamento no joelho. “Adiar não é cancelar”, afirmou na ocasião o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.

Visita à República Democrática do Congo

Assim que chegar em Kinshasa, o Papa deverá visitar o Presidente Tshisekedi e em seguida reunir-se com as autoridades, a sociedade civil e o corpo diplomático no Palais de la Nation. Ainda neste dia ele proferirá um discurso aos fiéis do país.

Na manhã do dia 1º de fevereiro, Francisco celebrará a missa no aeroporto de Ndolo. Já na parte da tarde, ele se reunirá com vítimas da violência no leste do país e representantes de algumas instituições de caridade, onde ele fará um discurso.

Para o dia 2 de fevereiro está previsto um encontro entre o Santo Padre e os jovens e catequistas no estádio dos Mártires. À tarde, o Pontífice participará de um encontro de oração na catedral de Notre-Dame-du-Congo com sacerdotes, diáconos, consagrados e seminaristas. Logo depois terá conversas privadas com os jesuítas do Congo.

No dia 3 de fevereiro, antes de deixar o Congo, o Papa se encontrará com os Bispos congoleses na sede da CENCO, conferência episcopal do país. Em seguida, voará para Juba, capital do Sudão do Sul, viagem que fará na companhia do Arcebispo de Canterbury e do Moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia. À tarde, ele terá um encontro com o presidente do Sudão do Sul.

Divulgado o programa de viagem do Papa no Congo e no Sudao do Sul

Foto: Divulgação.

Visita ao Sudão do Sul

Na manhã do dia 4 de fevereiro, o Santo Padre se reunirá com os Bispos, sacerdotes, diáconos, pessoas consagradas e seminaristas na Catedral de Sainte-Thérèse. Em seguida, receberá os jesuítas do país em um encontro particular. À tarde, ele falará com imigrantes antes de participar de uma oração ecumênica no mausoléu de John Garang.

No dia 5 de fevereiro, último dia de sua visita ao Sudão do Sul, o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa de despedida e recitará a oração mariana do Angelus, ainda no mausoléu de John Garang. Logo depois ele retornará para Roma.

Visitas do Papa Francisco ao continente africano

Esta não é a primeira vez que o Papa Francisco visita o continente africano. Em 2015, o Pontífice visitou Quênia, Uganda e República Centro-Africana, onde abriu a Porta Santa, por ocasião do Jubileu da Misericórdia. Em 2017, visitou o Egito. Em março de 2019, realizou uma viagem apostólica para o Marrocos, e em setembro do mesmo ano visitou Moçambique, Madagascar e Ilhas Maurício. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas