Gaudium news > Francisco encontra membros da Cúria Romana para votos de Natal

Francisco encontra membros da Cúria Romana para votos de Natal

O Papa Francisco encontrou os membros da Cúria Romana, nesta quinta-feira, para renovar os votos de feliz Natal

A humildade e o caminho que nos conduz a Deus assegura o Papa Francisco

Redação (23/12/2021 9:00, Gaudium Press) Nesta quinta-feira o Papa Francisco se encontrou com os membros da Cúria Romana. O tradicional encontro ocorre todos os anos, momento que o Pontífice deseja os melhores votos natalinos para seus colaboradores.

Neste ano, Francisco recordou que a Cúria Romana “não é apenas um instrumento logístico e burocrático para as necessidades da Igreja Universal, mas o primeiro organismo a dar testemunho”. Para que isso se realize é necessário humildade, explicou ele.

Francisco evocou então a história de Naamã, o general sírio, que disposto a ser curado da lepra aceitou com humildade banhar-se no rio Jordão, conforme conselho do Profeta Elias.

Os Reis Magos e a Festa da Epifania 1

Participação, comunhão e missão

Em seguida, o Papa Francisco recordou as três principais palavras da abertura sinodal: participação, comunhão e missão. Essas três palavras são o caminho para a humildade. A participação acontece quando as pessoas se sentem responsáveis participativas com o trabalho.

Sobre a necessidade da comunhão mútua, o Pontífice comentou: “Muitos trabalham juntos, mas o que fortifica a comunhão é poder rezar juntos, ouvir a Palavra juntos. (…) Sem isso, corre-se o risco de sermos apenas estranhos que colaboram, concorrentes que buscam uma posição melhor que o outro”.

A “missão” foi outra palavra chave no discurso de Francisco. A missão evita de nos preocuparmos unicamente conosco. Apenas “um coração aberto à missão garante que tudo o que fazemos ad intra e ad extra seja sempre marcado pela força regeneradora da chamada do Senhor”.

O Pontífice desejou que a Cúria se deixe evangelizar pela humildade do Natal. Ele relembrou a atitude dos Reis Magos, que mesmo possuindo condições melhores que José e Maria, se prosternaram humildemente por terra diante de Deus”. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas