Gaudium news > Papa Francisco discute plano para o Jubileu de 2025 com prefeito de Roma

Papa Francisco discute plano para o Jubileu de 2025 com prefeito de Roma

Roberto Gualtieri, prefeito de Roma e comissário extraordinário para o evento do Jubileu de 2025, apresenta o decreto do governo italiano sobre intervenções na capital para acolher os peregrinos e turistas de maneira sustentável e inclusiva.

Papa Jubileu

Redação (15/01/2023 09:36, Gaudium Press) Em 2025, Roma viverá mais um Jubileu, evento de fé que é uma antiga tradição entre os católicos, quando o Santo Padre concede a indulgência plenária aos fiéis. Os preparativos para o evento já estão definidos e, no dia 12/01, a Santa Sé recebeu a visita do prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, comissário extraordinário para o Ano Santo, que apresentou o Decreto do Presidente do Conselho de Ministros sobre as obras necessárias para acolher peregrinos e turistas. Antes de participar da apresentação do decreto, o prefeito participou de audiência privada com o Papa Francisco.

Gualtieri se referiu à audiência com o papa como “um encontro emocionante”. A conversa durou cerca de uma hora e ele apresentou ao papa os detalhes do decreto do governo italiano sobre intervenções na capital para acolher os peregrinos e os turistas durante o Jubileu.

No Twitter, o prefeito escreveu: “Foi um encontro privado no qual falamos sobre muitas coisas e também uma oportunidade de falar sobre o Jubileu. Foi uma honra compartilhar com o Papa o plano das obras que serão realizadas para o Jubileu de 2025. Roma responde ao afeto de seu Bispo e agradece-lhe pelo seu incansável compromisso pela paz e pelos mais frágeis”.

Aos repórteres, Gualtieri lembrou que “o Papa ama muito Roma, e recorda-nos que é uma cidade única no mundo”. O prefeito relatou ainda que conversaram sobre paz, políticas sociais e desafios ambientais, destacando as palavras ouvidas de Francisco: “Este Jubileu coloca a esperança no centro”.

Como comissário extraordinário para o Ano Santo, Gualtieri enfatizou que o programa é o resultado de confrontos com muitos temas e do diálogo com a Santa Sé. “Temos uma grande responsabilidade e ao mesmo tempo uma oportunidade de realizar intervenções coerentes com o espírito desejado pelo Papa. Um significado espiritual que nos torna duplamente responsáveis, tanto com os peregrinos como com nossa cidade, para torná-la mais moderna, inclusiva e sustentável”.

Os preparativos para o Jubileu

Mantovano, subsecretário da Prefeitura de Roma, salientou que “o Jubileu é um evento de fé ligado a uma tradição secular na nossa civilização e que a peregrinação jubilar não é um evento marginal.” Citando a Via Francigena e o Caminho de Santiago, como caminhos protegidos que exigiam paz e fé, relembrou que a Europa surgiu em torno dos caminhos dos peregrinos.

Falando sobre o plano, explicou que, para o Jubileu de 2025, estão previstas obras em toda a cidade, incluindo o reordenamento da praça em frente à Basílica de São João de Latrão e a praça em frente à Estação Termini; a melhoria das infraestruturas de mobilidade; a manutenção extraordinária da rede viária principal; o reordenamento e restauração do patrimônio cultural e urbano e de complexos de alto valor histórico-arquitetônico; a valorização de lugares e edifícios de interesse histórico e de rotas arqueológicas; obras em parques, jardins históricos, vilas e fontes; e a digitalização dos serviços culturais.

O reordenamento do espaço público inclui vários projetos na área do Vaticano, como a construção de um túnel na Piazza Pia; o reordenamento da Via Ottaviano-San Pietro e das vias da Estação de São Pedro restritas aos pedestres; a requalificação do túnel da rua Gregório VII e a restauração dos muros da rua Porta Angélica. Os projetos na esfera de Acolhimento e Participação também incluem a construção de um albergue da juventude em Santa Maria della Pietà, um centro especializado para pessoas com deficiência, um centro de acolhida para os sem-teto, 11 centros de distribuição de água e o aumento de banheiros públicos.

O subsecretário declarou ainda que “ao lado das obras que visam melhorar os locais do Jubileu, tornando a cidade mais acolhedora e permitindo a realização dos grandes eventos, o programa de obras também investe nas áreas mais distantes do centro e nas áreas mais diretamente afetadas pelas peregrinações, e quer oferecer ao mundo um sinal de como Roma e a Itália estão fazendo sua a mensagem jubilar de esperança e inclusão, e estão diretamente empenhados em promover a acolhida e a escuta.”

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas