Gaudium news > Papa Francisco criará 13 novos Cardeais no próximo sábado

Papa Francisco criará 13 novos Cardeais no próximo sábado

Após a realização desse consistório, o Colégio Cardinalício será composto por 230 Cardeais, dos quais 128 serão eleitores em um futuro conclave, e 102 têm mais de 80 anos.

Cardenales 1 700x466 1

Cidade do Vaticano (23/11/2020 15:00, Gaudium Press) No próximo sábado, 28 de novembro, o Papa Francisco presidirá no altar da Cátedra da Basílica de São Pedro, no Vaticano, um Consistório Ordinário Público no qual serão criados treze novos Cardeais.

Cerimonial do consistório terá algumas alterações

Este será o primeiro consistório desde o início da pandemia de Covid-19. Por conta disso, a cerimônia terá algumas alterações. Uma delas é o cancelamento da ‘saudação de cortesia’, posterior ao consistório, na qual os fiéis podiam cumprimentar pessoalmente os novos purpurados.

Papa Francisco surpreende ao anunciar na Praça São Pedro um Consistório para o mês de novembro e a criação de 13 novos Cardeais.

Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o Papa Francisco realizará a cerimônia do consistório público ordinário para a criação dos novos cardeais “como de costume”, isto é, com “a imposição do barrete, a entrega do anel e da bula com o título ou diaconia”, sendo omitido apenas o “abraço da paz entre os cardeais”.

Consistório terá público limitado

O público presente na cerimônia será limitado. Apenas os que acompanham os cardeais recém-criados poderão comparecer ao local. A Santa Sé calcula um público composto por cerca de 100 pessoas, além de membros do colégio cardinalício.

O Cardeal Mario Grech, secretário-geral do Sínodo dos Bispos, dirigirá uma saudação ao Papa em nome dos novos cardeais logo no início da celebração. Ao longo do rito da criação, o Pontífice ficará em frente ao altar da Cátedra e os novos Cardeais se aproximarão do Papa para os ritos de imposição do barrete, a entrega do anel e da bula com o Título.

Papa Francisco anuncia novo consistorio e a criacao de 13 novos cardeais.FotoVaticanNewstcq5dam.thumbnail.cropped.

Lista com os nomes dos novos Cardeais

Dos treze novos cardeais, nove deles são eleitores em um futuro conclave. Confira a lista completa abaixo:

Eleitores:

– Dom José Advincula (68 anos), arcebispo de Capiz (Filipinas);

– Dom Antoine Kambanda (61 anos), arcebispo de Kigali (Ruanda);

– Dom Augusto Paolo Lojudice (56 anos), Arcebispo de Siena – Colle di Val d’Elsa – Montalcino (Itália);

– Dom Celestino Aós Braco (75 anos), arcebispo de Santiago do Chile (Chile);

– Dom Cornelius Sim (69 anos), vigário apostólico de Brunei Kuala Lumpur (Malásia);

– Dom Mario Grech (63 anos), secretário-geral do Sínodo dos Bispos (Malta);

– Dom Marcello Semeraro (72 anos), prefeito da Congregação para as Causas dos Santos (Itália);

– Pe. Mauro Gambetti (54 anos), franciscano conventual, custódio geral da custódia do Sagrado Convento de Assis (Itália);

– Dom Wilton Gregory (71 anos), arcebispo de Washington (Estados Unidos);

Não eleitores:

– Mons. Enrico Feroci (80 anos), pároco do Santuário Divino Amore e ex-Diretor da Cáritas de Roma (Itália).

– Dom Felipe Arizmedi Esquivel (80 anos), bispo emérito de San Cristóbal de las Casas (México);

– Padre Raniero Cantalamessa (86 anos), franciscano capuchinho, pregador da Casa Pontifícia;

– Dom Silvano Tomasi (80 anos), arcebispo de Asolo, ex-Núncio Apostólico, ex-Observador da Santa Sé junto à ONU em Genebra (Itália);

Papa Francisco surpreende ao anunciar na Praça São Pedro um Consistório para o mês de novembro e a criação de 13 novos Cardeais.

Santa Missa com o Papa Francisco

Ao término da celebração, os novos cardeais acompanhados dos seus secretários sairão em procissão com o Santo Padre e passarão pela capela de São José antes de regressar à sacristia. Na manhã do dia seguinte, o Papa Francisco presidirá uma Santa Missa junto com os novos Cardeais no mesmo altar da Cátedra da Basílica de São Pedro.

De acordo com o diretor da Sala de Imprensa Matteo Bruni, dois futuros cardeais não poderão participar da cerimônia em Roma, por conta da pandemia de Covid-19. São eles: Dom Cornelius Sim, Vigário Apostólico de Brunei e Dom José F. Advincula, Arcebispo de Capiz, nas Filipinas. Ambos, porém, receberão o barrete, o anel e a bula com o Título por um representante do Papa Francisco.

Colégio Cardinalício será composto por 230 Cardeais

Após a realização desse consistório, o Colégio Cardinalício será composto por 230 Cardeais, dos quais 128 serão eleitores em um futuro conclave, e 102 têm mais de 80 anos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas