Gaudium news > Papa Francisco: “A aliança entre idosos e crianças salvará a família humana”

Papa Francisco: “A aliança entre idosos e crianças salvará a família humana”

O Papa realizou a sua 17ª catequese sobre a velhice.

Redação (17/08/2022 10:59, Gaudium Press) Na audiência geral de hoje, o Papa continuou a sua catequese sobre a velhice numa perspectiva cristã, e fez uma previsão: “A aliança dos idosos com as crianças salvará o família humana”. Os jovens devem ouvir o testemunho de sabedoria dos mais velhos.

Para as crianças, o testemunho dos idosos “é credível”, porque a velhice fecha o horizonte do nosso destino. É a 17ª catequese de Francisco sobre a velhice.

O Papa comentou uma visão do profeta Daniel, referindo-se a Jesus ressuscitado, “que aparece ao vidente como Messias”, põe a mão em seu ombro e o tranquiliza: “Não temas! Eu sou o Primeiro e o Último, e o que vive. Pois estive morto, e eis-me de novo vivo pelos séculos dos séculos”. “O que vive nos tranquiliza. Ele também morreu, mas agora ocupa o lugar que lhe é destinado: o do Primeiro e do Último”.

No resumo de sua catequese, o Papa fez a relação entre diversos símbolos, como os descritos na visão de Daniel, “e o ciclo da vida”. “Deus é Senhor do tempo e da história. Por um lado, somos apresentados à imagem de um Deus ancião, principalmente quando se fala de seu cabelo, que era como lã pura; e, por outro lado, vemos sua força e sua beleza, representadas no fogo”.

Francisco ressaltou que “estamos diante do mistério da eternidade de Deus: o antigo e o novo coexistem. Por isso – acrescentou – o testemunho dos idosos é um dom autêntico, uma verdadeira bênção para as crianças”.

“As etapas da vida não são mundos separados que competem entre si, mas sim uma aliança que une passado, presente e futuro, dando força e beleza à humanidade.”

Com informações Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas