Gaudium news > Papa expressa proximidade com os brasileiros neste tempo de pandemia

Papa expressa proximidade com os brasileiros neste tempo de pandemia

Faça “chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade neste tempo difícil de pandemia que flagela o Brasil.

 Faça “chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade neste tempo difícil de pandemia que flagela o Brasil.

Redação (21-12-2020, 16:47, Gaudium Press) Em carta assinada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco expressou sua “proximidade orante” para com os brasileiros neste tempo de pandemia. A carta enviada ao presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é uma resposta do Papa a uma carta enviada pelos bispos brasileiros que agradeciam os serviços prestados pelo Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello.

Em 1° de junho, o Papa Francisco nomeou Dom Giovanni d’Aniello como Núncio Apostólico na Federação Russa, depois de ele ter exercido as mesmas funções no Brasil por alguns anos. Na despedida a Dom D’Aniello, a presidência da CNBB escreveu à Secretaria de Estado do Vaticano a fim de “manifestar incondicional apreço e gratidão ao serviço eclesial qualificado prestado à Igreja no Brasil” do até então, Núncio Apostólico, de 2012 a 2020.

Comprazimento do Papa e proximidade com brasileiros na pandemia que assola o Brasil

Respondendo a carta dos Bispos do Brasil, o Cardeal Parolin declarou que, o Papa, sabendo do conteúdo da carta, “expressou seu comprazimento” e pediu que fizesse “chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a sua Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade orante neste tempo difícil de pandemia, que infelizmente tem flagelado tão fortemente também esse país”.

O Cardeal, dirigindo-se ao presidente da CNBB acrescentou: “Estou certo de que a Igreja Católica no Brasil saberá, sob a guia prudente dos seus Bispos, responder pronta e eficazmente aos grandes desafios pastorais do momento presente”.

 Faça “chegar à CNBB e a todo querido povo brasileiro a Bênção Apostólica, juntamente com a certeza de sua proximidade neste tempo difícil de pandemia que flagela o Brasil.

Papa nomeia outro núncio para estar mais próximo dos fiéis brasileiros

O Secretário de Estado do Vaticano afirmou aos Bispos que “a fim de estar cada vez mais próximo” dos bispos e fiéis brasileiros, “o Papa Francisco já nomeou um novo Núncio Apostólico na pessoa do Excelentíssimo Mons. Giambattista Diquattro, Arcebispo titular de Giromonte, que em breve vai chegar a Brasília”.

“Lançar as redes da Igreja nas profundas águas de Deus neste período de particulares desafios” 

O Cardeal Parolin recordou em sua carta as palavras do Papa ditas aos prelados brasileiros em 2013, quando esteve no Rio de Janeiro, durante a Jornada Mundial da Juventude:

“O resultado do trabalho pastoral não assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor. Fazem falta certamente a tenacidade, a fadiga, o trabalho, o planejamento, a organização, mas, antes de tudo, a força da Igreja não reside nela própria, mas se esconde nas águas profundas de Deus, nas quais ela é chamada a lançar as redes”.

Foi acompanhando o sentido das palavras de Francisco que o Secretário de Estado Vaticano desejou aos Bispos brasileiros “a força e a coragem apostólica para lançarem as redes da Igreja nas profundas águas de Deus, mesmo neste período de particulares desafios”.  (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas