Gaudium news > Papa: Estevão foi apedrejado porque “não toleravam a clareza da doutrina”

Papa: Estevão foi apedrejado porque “não toleravam a clareza da doutrina”

Estêvão proclamava as verdades do Evangelho, falava com Fé e coragem. Os anciãos e aos doutores da lei não suportavam a clareza e verdade da doutrina que ele ensinava. Sem meios para refutá-lo, o mataram.

Papa Estevão foi apedrejado porque “não toleravam a clareza da doutrina”

Cidade do Vaticano (28/04/2020 14:09, Gaudium Press) “Neste momento, quando começamos a ter disposição para sair da quarentena, pedimos ao Senhor que dê ao seu povo, todos nós, a graça da prudência e obediência às disposições, para que a pandemia não volte ”. Foi o que o Papa Francisco disse na introdução para a Missa que presidiu hoje, 28-04-2020, na Capela da Casa Santa Marta.

Os doutores da lei não suportaram a clareza e verdade da doutrina que Estevão ensinava.

Na homilia, Francisco comentou o trecho do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 7,51-8,1a), proposto pela liturgia para esta terça-feira da III Semana da Pàscoa.  
Nessa passagem é recordado que Estêvão, ao proclamar as verdades do Evangelho, falava com coragem ao povo, aos anciãos e aos doutores da lei, que não suportavam a clareza e verdade da doutrina que ele ensinava.

Sem meios para refutar as verdades proclamadas e por ódio, decidiram acabar com Estevão

Por não terem meios para refutá-lo e por ódio às verdades por ele proclamadas, eles procuraram acabar com Estevão.

Baseando-se em falsos testemunhos e calúnias, aqueles que já não suportavam ouvir a verdade da doutrina ensinada por Estevão, resolveram mover contra ele um julgamento iníquo:

Os doutores da lei “subornaram alguns homens para dizer que o ouviram blasfemar contra Moisés e contra Deus. E depois disso eles correram para ele e o apedrejaram”, recordou Francisco.

Estevão seguiu os passos de Jesus e foi morto por defender com clareza e coragem as verdades da Fé cristã

Também com Jesus fizeram o mesmo –lembrou o Papa– ao procurarem convencer o populacho judeu de que Ele era um blasfemo. Estevão seguiu os ensinamentos de Jesus, seguiu seus passos e foi morto por defender com clareza e coragem as verdades da Fé cristã.

Por isso ele tornou-se o primeiro a derramar seu sangue por defender as verdades da Fé cristã. Por isso é para ele que devem olhar aqueles que são perseguidos por amor à verdade, por amor à justiça.

É por isso também que seu nome será sempre proclamado com respeito e devoção:

Santo Estevão, Protomártir!  Rogai por nós!   (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas