Gaudium news > Papa envia mensagem por ocasião dos 500 anos da primeira Missa no Chile

Papa envia mensagem por ocasião dos 500 anos da primeira Missa no Chile

“Aquela primeira Missa celebrada com Fé, na simplicidade de uma expedição em um território então desconhecido, deu origem à Igreja que continua em peregrinação nesta amada nação”, afirmou o Pontífice.

Primeira Missa Chile

Chile – Santiago (09/11/2020 15:00, Gaudium Press) Por ocasião dos 500 anos da primeira Missa em território chileno, que foi celebrada no dia 11 de novembro de 1520, o Papa Francisco enviou uma carta a Dom Bernardo Bastres Florence, bispo de Punta Arenas no Chile.

“Esta é uma data histórica, não apenas para a Diocese de Punta Arenas, mas para toda a Igreja Católica do Chile, pois há 500 anos, em 11 de novembro de 1520, a Divina Providência quis que, no Cerro Monte Cruz, no Estreito de Magalhães, o Padre Pedro de Valderrama, capelão da expedição de Fernando de Magalhães, oferecesse pela primeira vez, naquelas terras, o sacrifício da Santa Missa”, afirma o Santo Padre em sua mensagem.

Primeira Missa Chile 3

A Eucaristia é uma fonte de graça santificadora

Recordando os ensinamentos do Concílio Vaticano II, o Pontífice assegura que “é sobretudo da Eucaristia que ‘corre sobre nós, como de sua fonte, a graça, e por meio dela conseguem os homens com total eficácia a santificação em Cristo e a glorificação de Deus’ (Const. Sacrosanctum Concilium, 10)”.

Francisco destaca ainda que “neste quinto centenário podemos dizer com razão, como diz o lema da Diocese de Punta Arenas, que ‘Deus entrou pelo Sul’, porque aquela primeira Missa celebrada com Fé, na simplicidade de uma expedição em um território então desconhecido, deu origem à Igreja que continua em peregrinação nesta amada nação”.

Apesar desta celebração não poder ser realizada através dos atos litúrgicos habituais por conta da pandemia, o Papa reconhece que “não há obstáculo que possa silenciar a gratidão que brota do coração de todos vocês, filhos e filhas da Igreja em peregrinação no Chile, que com Fé e amor renovam sua entrega ao Senhor, com a esperança certa de que Ele continuará acompanhando seu caminho no curso da história”.

Primeira Missa Chile 2

Um convite para se viver a celebração do Mistério Eucarístico

Ao término de sua mensagem, o Santo Padre convidou os fiéis chilenos para que vivam “a celebração do Mistério Eucarístico que nos une a Jesus, em espírito de adoração e de ação de graças ao Senhor, porque é para nós o princípio de vida nova e de unidade, que nos impele a crescer no serviço fraterno aos mais pobres e deserdados de nossa sociedade”.

Que Nossa Senhora do Carmo “Modelo da Igreja e Ajuda dos cristãos, ensine a confiar no Senhor e a fazer Sua vontade, no amor e na justiça, a fim de testemunhar ao mundo a alegria do Evangelho”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas