Gaudium news > Papa encerra Curso do Foro Interno estimulando a Confissão

Papa encerra Curso do Foro Interno estimulando a Confissão

870 sacerdotes e seminaristas de todo o mundo participaram online da 31ª edição do Curso do Foro Interno.

870 sacerdotes e seminaristas de todo o mundo participaram online da 31ª edição do Curso do Foro Interno.

Cidade do Vaticano (12/03/2021, 16:58, Gaudium Press) Dirigindo-se a 870 sacerdotes e seminaristas de todo o mundo que participavam da 31ª edição do Curso do Foro Interno, realizada online, o Papa Francisco deixou hoje uma série de recomendações aos confessores.

De modo especial ele sublinhou a importância da misericórdia.

Ao final da iniciativa, o Pontífice recebeu alguns dos participantes no auditório Paulo VI, do Vaticano, falando da Quaresma como um “tempo de deserto e de conversão, de penitência e de acolhimento da misericórdia”, que valoriza o sacramento da Reconciliação.

A boa Confissão é um ato de fé, de abandono, com o qual o penitente se aproxima da Misericórdia

Para Francisco, “O primeiro passo para uma boa Confissão é o ato de fé, de abandono, com o qual o penitente se aproxima da Misericórdia.

Todo confessor –aconselhou ele no comunicado divulgado pelo Vaticano– deve ser sempre capaz de se surpreender com os irmãos que, pela fé, pedem perdão a Deus e, somente pela fé, se abandonam a Ele, entregando-se em Confissão”.

O bom confessor percebe o milagre da mudança, vê o trabalho da Graça no coração dos penitentes, encoraja a ação transformadora

Francisco sublinhou que ninguém muda “por causa de uma árida série de preceitos”, mas pelo amor. “O bom confessor é sempre chamado a perceber o milagre da mudança, a ver o trabalho da Graça no coração dos penitentes, encorajando o máximo possível a ação transformadora. A integridade da acusação é o sinal desta transformação que o Amor realiza: tudo é entregue para que tudo seja perdoado”, apontou.

O Papa convidou os participantes a ter a preocupação de indicar o “indispensável amor ao próximo, como um exercício diário no qual se treina o amor por Deus”.

A integridade da acusação é o sinal desta transformação que o Amor realiza: tudo é entregue para que tudo seja perdoado”, afirmou o Pontífice.

O Sacramento da Reconciliação torna-se, tanto para o penitente como para o confessor, um caminho de santificação, uma escola de fé

O Papa convidou aos participantes do 31° Curso do Foro Interno a ter a preocupação de indicar o “indispensável amor ao próximo, como um exercício diário no qual se treina o amor por Deus”.

“A celebração frequente do Sacramento da Reconciliação torna-se, tanto para o penitente como para o confessor, um caminho de santificação, uma escola de fé, de abandono, de mudança e de correspondência ao amor misericordioso do Pai”, declarou o Pontífice ao final do de suas palavras. (JSG)

 

(Foto VaticanMedia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas