Gaudium news > Papa dá Benção Urbi et Orbe e concede Indulgência Plenária

Papa dá Benção Urbi et Orbe e concede Indulgência Plenária

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 24-03-2020, Gaudium Press) No final da oração do Ângelus do último domingo, 22 de março, o Papa Francisco anunciou que dará uma Bênção Urbi et Orbi extraordinária, mesmo com a Praça de São Pedro vazia.

Papa quer responder à pandemia com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura.

A decisão do Papa deve-se à atual pandemia de coronavírus e Francisco deseja que as pessoas que acompanharem este ato de piedade pelos meios de comunicação possam lucrar a indulgência plenária.

Sexta-feira, 27 de março

Por este motivo, na próxima sexta-feira, 27 de março, às 18 horas de Roma, o Pontífice estará dirigindo um momento de oração no átrio da Basílica de São Pedro, quando haverá, além de leituras da Palavra de Deus e outras orações, a Adoração ao Santíssimo Sacramento e, finalmente, uma Bênção Urbi et Orbi extraordinária.

Como se sabe, esta bênção especial é tradicionalmente concedida pelos Papas duas vezes ao ano: no dia 25 de dezembro e no Domingo de Páscoa.

Oração, compaixão, ternura, respostas à pandemia

“Presidirei um momento de oração no átrio da Basílica de São Pedro, com a Praça vazia. Desde já, convido todos a participarem espiritualmente através dos meios de comunicação.”

”Ouviremos a Palavra de Deus, elevaremos a nossa súplica, adoraremos o Santíssimo Sacramento, com o qual, ao término, darei a Bênção Urbi et Orbi à qual será unida a possibilidade de receber indulgência plenária”.

Para explicar, o Papa continuou com suas palavras: “Queremos responder à pandemia do vírus com a universalidade da oração, da compaixão, da ternura. Permaneçamos unidos. Façamos com que as pessoas mais sozinhas e em maiores provações sintam a nossa proximidade”.

O Papa Francisco ainda expressou proximidade “aos médicos, aos profissionais da saúde, enfermeiros e enfermeiras, voluntários” e às autoridades que “devem tomar medidas duras, mas para o nosso bem. Nossa proximidade aos policiais, aos soldados, que nas ruas procuram manter sempre a ordem, que se realizem as coisas que o governo pede para o bem de todos nós. Proximidade a todos”.

Indulgência Plenária aos que se unirem ao ato

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, destacou que, de acordo com o que o próprio Papa Francisco declarou no Ângelus desta manhã, “neste tempo de emergência para a humanidade, o Santo Padre convida os católicos de todo o mundo a se unirem espiritualmente em oração com ele”.

“A todos aqueles que se unirão espiritualmente a este momento de oração através da mídia será concedida a indulgência plenária de acordo com as condições estabelecidas no recente decreto da Penitenciaria Apostólica”, disse Matteo Bruni, explicando ainda que “a oração poderá ser seguida ao vivo através dos meios de comunicação e será concluída com a Bênção Eucarística que será concedida ‘Urbi et orbi’ através dos meios de comunicação”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas