Gaudium news > Papa convida a “descer do pedestal” e cultivar a humildade

Papa convida a “descer do pedestal” e cultivar a humildade

No Angelus, Francisco disse que o Advento é um tempo propício para nos conscientizarmos de que somos pecadores e para nos confessarmos.

Papa 768x361 1

Redação (05/12/2022 15:36, Gaudium Press) Ontem, segundo domingo do Advento, e antes de rezar o Angelus na Praça de São Pedro, o Papa Francisco falou sobre a humildade e exortou “a descer do pedestal e mergulhar na água do arrependimento”.

Para tratar do assunto, o Papa usou como modelo a figura de João Batista, um homem “alérgico à duplicidade”.

Alguns fariseus o procuravam provavelmente porque ele havia se tornado muito popular, mas, diante do apelo contundente do Batista, eles se justificaram dizendo que “Abraão é nosso pai”.

“Raça de víboras! – disse o Batista aos fariseus, quem vos ensinou a escapar do castigo iminente? Dai o fruto que pede a conversão. E não digais dentro de vós: ‘Nós temos Abraão por pai’! Pois eu vos digo: Deus é poderoso para suscitar destas pedras filhos a Abraão”. (Mt 3, 1-12)

“Assim, entre a duplicidade e a presunção, não acolhiam a ocasião de graça, a oportunidade de começar uma vida nova: eram fechados na presunção de serem justos”, comenta Francisco. É por isso que João, que se mostra duro com esses hipócritas, lhes diz: “Produzi frutos que provem a vossa conversão!” É “um grito de amor, como o de um pai que vê o filho se arruinar e lhe diz: ‘ Não jogue fora a tua vida!’”

Ao contrário, aqueles que se sentiam pecadores “vinham ao encontro dele e, confessando os seus pecados, eram batizados”.

Advento, tempo propício para cultivar a humildade

E nós, não somos às vezes um pouco como aqueles fariseus?: “Talvez olhemos os outros de alto a baixo, pensando ser melhores do que eles, de ter o controle da nossa vida, de não ter a cada dia a necessidade de Deus, da Igreja, de nossos irmãos”, disse o Papa.

“O Advento é um tempo de graça para tirar nossas máscaras – que cada um de nós a tem – e colocar-nos em fila com os humildes; para libertar-nos da presunção de nos acharmos autossuficientes, para ir confessar os nossos pecados, aqueles que estão escondidos, e receber o perdão de Deus, para pedir perdão a quem ofendemos. Assim começa uma nova vida”, ressaltou Francisco.

O caminho é o da humildade, de nos reconhecermos pecadores, “e em Jesus ver o Salvador que vem para nós, não para os outros, para nós, assim como somos, com as nossas pobrezas, misérias e defeitos, sobretudo com a nossa necessidade de sermos elevados, perdoados e salvos”.

“Com Jesus há sempre uma oportunidade de recomeçar. Nunca é tarde, sempre existe a possibilidade de recomeçar, tenham coragem! Ele está perto de nós e este é um tempo de conversão”, enfatizou o Pontífice.

Com informações Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas