Gaudium news > Papa confirma Frei Francesco Patton como Custódio da Terra Santa

Papa confirma Frei Francesco Patton como Custódio da Terra Santa

Os Franciscanos da Custódia são responsáveis por acolher os peregrinos nos Santuários e cuidar da pequena comunidade cristã local.

Papa confirma Frei Francesco Patton como Custodio da Terra Santa

Redação (29/03/2022 15:51, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, o Papa Francisco confirmou a eleição do de Frei Francesco Patton, como Custódio da Terra Santa e Guardião do Monte Sião pelos próximos três anos.

“O Santo Padre confirmou a eleição por parte do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Franciscanos do Revmo. P. Francesco Patton, O.F.M. como Custódio da Terra Santa e Guardião do Monte Sión”, diz nota da Sala de Imprensa do Vaticano.

Quem é o Frei Francesco Patton?

Frei Francesco Patton nasceu em Vigo Meano, Diocese de Trento, no dia 23 de dezembro de 1963 e pertence à Província de Santo Antônio dos Frades Menores, na Itália. No dia 6 de junho de 2016, com sua entrada oficial em Jerusalém, tornou-se o 168º Custódio da Terra Santa.

A Custódia da Terra Santa ressaltou que a eleição nada mais é do que a renovação do cargo do Frei Patton após um período de seis anos à serviço da Terra Santa como Custódio e manifestou sua alegria pedindo que o Espírito Santo derrame sobre ele numerosos dons para que possa continuar com dedicação e alegria o seu ministério à serviço de seus irmãos”.

Papa confirma Frei Francesco Patton como Custodio da Terra Santa 2

Presença dos franciscanos na Terra Santa

A presença dos franciscanos na Terra Santa é atestada desde o século XIII. Desde então, foi confiada a eles a tarefa de guardar a maioria dos lugares da Encarnação de Jesus. Os Franciscanos da Custódia são responsáveis por acolher os peregrinos nos Santuários e cuidar da pequena comunidade cristã local.

A Custódia é também a interlocutora das demais Igrejas cristãs, no que diz respeito aos lugares regulados pelo Status Quo. O território da Custódia compreende vários países: Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Chipre, Rodes e Egito – com o convento de Muski, no Cairo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas