Papa confirma Frei Francesco Patton como Custódio da Terra Santa
Os Franciscanos da Custódia são responsáveis por acolher os peregrinos nos Santuários e cuidar da pequena comunidade cristã local.
Redação (29/03/2022 15:51, Gaudium Press) Na manhã desta sexta-feira, 29 de abril, o Papa Francisco confirmou a eleição do de Frei Francesco Patton, como Custódio da Terra Santa e Guardião do Monte Sião pelos próximos três anos.
“O Santo Padre confirmou a eleição por parte do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores Franciscanos do Revmo. P. Francesco Patton, O.F.M. como Custódio da Terra Santa e Guardião do Monte Sión”, diz nota da Sala de Imprensa do Vaticano.
Quem é o Frei Francesco Patton?
Frei Francesco Patton nasceu em Vigo Meano, Diocese de Trento, no dia 23 de dezembro de 1963 e pertence à Província de Santo Antônio dos Frades Menores, na Itália. No dia 6 de junho de 2016, com sua entrada oficial em Jerusalém, tornou-se o 168º Custódio da Terra Santa.
A Custódia da Terra Santa ressaltou que a eleição nada mais é do que a renovação do cargo do Frei Patton após um período de seis anos à serviço da Terra Santa como Custódio e manifestou sua alegria pedindo que o Espírito Santo derrame sobre ele numerosos dons para que possa continuar com dedicação e alegria o seu ministério à serviço de seus irmãos”.
Presença dos franciscanos na Terra Santa
A presença dos franciscanos na Terra Santa é atestada desde o século XIII. Desde então, foi confiada a eles a tarefa de guardar a maioria dos lugares da Encarnação de Jesus. Os Franciscanos da Custódia são responsáveis por acolher os peregrinos nos Santuários e cuidar da pequena comunidade cristã local.
A Custódia é também a interlocutora das demais Igrejas cristãs, no que diz respeito aos lugares regulados pelo Status Quo. O território da Custódia compreende vários países: Israel, Palestina, Líbano, Síria, Jordânia, Chipre, Rodes e Egito – com o convento de Muski, no Cairo. (EPC)
Deixe seu comentário