Gaudium news > Papa confere novos ministérios no Domingo da Palavra de Deus

Papa confere novos ministérios no Domingo da Palavra de Deus

Durante a celebração, que ocorrerá no próximo domingo, 22, serão conferidos os ministérios do Leitorado e de Catequista a homens e mulheres provenientes da Itália, Congo, Filipinas, México e País de Gales.

  domingo

Instituição do Domingo da Palavra de Deus pelo Papa Francisco, 30/09/2019. (Foto: arquivo)

Redação (17/01/2023 13:13, Gaudium Press) O Dicastério para a Evangelização emitiu um Comunicado à Imprensa sobre o próximo Domingo da Palavra de Deus, que será celebrado em 22 de janeiro, com o lema. O lema “Nós vos anunciamos o que vimos”, do Evangelho de São João. O evento será transmitido ao vivo pela Mídia do Vaticano também em língua portuguesa.

Esta será a 4ª edição do Domingo da Palavra de Deus, instituído pelo Papa Francisco em 30 de setembro de 2019. Às 9h30, horário de Roma, o Papa presidirá a celebração da Santa Eucaristia na Basílica de São Pedro e, em seguida, fará comentários sobre o Evangelho de São Mateus.

Durante o evento, serão conferidos os ministérios do Leitorado e de Catequista a fiéis leigos e leigas da Itália, Congo, Filipinas, México e País de Gales.

O apelo da Palavra de Deus

Ao instituir o Domingo da Palavra de Deus, em 30 de setembro de 2019, o Papa Francisco lembrou que “é necessário que nunca nos abeiremos da Palavra de Deus por mero hábito, mas nos alimentemos dela para descobrir e viver em profundidade a nossa relação com Deus e com os irmãos. A Palavra de Deus apela constantemente para o amor misericordioso do Pai, que pede a seus filhos para viverem na caridade. A Palavra de Deus é capaz de abrir os nossos olhos, permitindo-nos sair do individualismo que leva à asfixia e à esterilidade enquanto abre a estrada da partilha e da solidariedade.”

Este ano, a Seção para Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo do Dicastério para a Evangelização, encarregada pelo Santo Padre de promover o evento, disponibilizou um subsídio litúrgico-pastoral útil para viver a Palavra de Deus na comunidade, na família e pessoalmente. O subsídio online poderá ser baixado em inglês, espanhol, português e francês no site www.evangelizatio.va. Trata-se de um instrumento que oferece iniciativas para favorecer um encontro profundo com a Palavra de Deus na comunidade, na família, na vida diária, e também inclui artigos, meditações, textos para adoração, atividades para crianças e sugestões pastorais.

Em particular, para se preparar para o Jubileu de 2025, o Papa Francisco pediu aos fiéis que relessem as quatro constituições do Concílio Ecumênico Vaticano II. O Dicastério produziu uma coletânea intitulada “Quaderni del Concilio” (Cadernos do Concílio), que reúne uma série de pequenos livros sobre o assunto e foi lançada nas livrarias e plataformas on-line no dia 8 de dezembro de 2022.

quaderni 1024x577 1

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas