Gaudium news > Papa concede coroação pontifícia à imagem de Nossa Senhora da Soledade

Papa concede coroação pontifícia à imagem de Nossa Senhora da Soledade

Esta coroação pontifícia tem “o propósito de estender a todo o orbe católico a importância deste título mariano e o seu culto, fortalecendo assim a piedade cristã nas suas mais diversas expressões”.

Papa concede coroacao pontificia a imagem de Nossa Senhora da Soledade

Portugal – Lisboa (15/12/2020 09:30, Gaudium Press) A imagem de Nossa Senhora da Soledade, venerada na Basílica de Mafra, em Portugal, recebeu a coroação pontifícia, concedida pelo Papa Francisco.

Segundo a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISS), responsável por custodiar a imagem, o reconhecimento desta devoção mariana, por parte da Santa Sé, tem “o propósito de estender a todo o orbe católico a importância deste título mariano e o seu culto, fortalecendo assim a piedade cristã nas suas mais diversas expressões”.

Papa concede coroacao pontificia a imagem de Nossa Senhora da Soledade 1

Um verdadeiro sinal da realeza de Nossa Senhora

“O ato de coroar Nossa Senhora é reconhecer que Ela é rainha da Igreja, de Portugal e das nossas vidas. É recriar na nossa comunidade a Coroação Celeste de Maria como um memorial da sua realeza e dispormo-nos a ser, com Ela e como Ela, humildes servos do Senhor”, ressalta a RVISS.

Para a Irmandade, este é um motivo de grande alegria e incentivo para o “incremento do culto da Santíssima Virgem, a quem a Basílica de Mafra foi dedicada em 1730”. Além disso, a coroação pontifícia representa “um verdadeiro sinal da realeza de Nossa Senhora, nesta hora difícil, no nosso país que, logo desde a sua fundação, é chamado ‘terra de Santa Maria’”.

Papa concede coroacao pontificia a imagem de Nossa Senhora da Soledade 2

Terceira imagem mariana a receber a coroação pontifícia em Portugal

O Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, manifestou sua alegria por esta coroação pontifícia, ressaltando que deste modo, se ligam dois motivos tão essenciais na Basílica de Mafra: “a devoção mariana e a fidelidade ao sucessor de São Pedro”.

Esta é a terceira imagem mariana a receber a coroação pontifícia em Portugal. As duas anteriores foram: a de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, em 12 de junho de 1904 e a de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de maio de 1946. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas