Gaudium news > Papa celebra Ordenação Episcopal

Papa celebra Ordenação Episcopal

O Papa Francisco celebrou a ordenação de dois novos Bispos, Monsenhor Guido Marini e Monsenhor Andrés Gabriel Ferrada Moreira na Basílica de São Pedro

O Promotor de Justiça junto ao Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano foi criado pelo Papa Francisco com a nova Lei de Ordenação do Estado do Vaticano.

Vaticano (18/10/2021 6:00, Gaudium Press) Por ocasião do passado domingo, 17 de outubro, o Papa Francisco celebrou na Basílica de São Pedro a Missa de ordenação episcopal de Monsenhor Guido Marini e de Monsenhor Andrés Gabriel Ferrada Moreira.

Os Ordenandos

Monsenhor Guido Marini foi Cerimoniário Pontifício por mais de 14 anos. Primeiramente, com Bento XVI e depois com Francisco, Mons. Guido era responsável pela boa execução das cerimônias papais. Em 2019, Monsenhor Guido Marini foi designado para se encarregar do coro da capela Sixtina, o coro Pontifício. No último mês de agosto, foi nomeado bispo de Gênova, na Itália.

Monsenhor Andrés Gabriel Ferrada Moreira, 52 anos, foi nomeado em setembro para o cargo de secretário da Congregação para o Clero. Chileno de origem, Mons. Andrés Gabriel Ferrada Moreira, foi ordenado sacerdote em 1999 e recebeu seu doutorado em 2006 pela Gregoriana. Exerceu diversas funções pastorais e acadêmicas na arquidiocese de Santiago do Chile.

Monsenhor Guido Marini e nomeado Bispo de Tortona 1

Uma Homilia Com Conselhos aos novos Bispos

Entre a leitura do texto proposto no Pontifical Romano italiano e em um discurso espontâneo o Pontífice pronunciou uma homilia ressaltando pontos importantes sobre o papel de um bispo.

Entre as principais funções de um Bispo estão a oração e o anúncio do Evangelho. De fato, explicou que a primeira tarefa de um bispo é a oração, que deve ser feita com o coração.

“Proclamai a Palavra em qualquer ocasião, oportuna ou inoportunamente, admoestai, repreendei, exortai em toda magnanimidade e doutrina, continuem a estudar”, afirmou.

Francisco explicou ainda que Episcopado é o nome de um serviço e não de uma honra. Não existe episcopado sem serviço, pois a tarefa de um bispo é “servir ao invés de dominar”.

ferrada

Proximidade com Deus, com os clérigos e com o Povo

Francisco continuou ainda com outra exortação. Pediu que os novos Bispos guardem sempre a “proximidade”. A proximidade com Deus, com o povo, com os sacerdotes e com os outros bispos.

Em relação aos outros irmãos bispos explicou: “haverá discussões entre vocês, mas como irmãos, próximos. Jamais falem mal de um irmão Bispo, jamais”.

O Pontífice evocou ainda a proximidade e disponibilidade para com os sacerdotes e explicou: “Quantas vezes podemos ouvir as queixas de um padre ‘eu chamei um bispo, mas o secretário disse que sua agenda estava cheia’”. Francisco concluiu dizendo que é necessário chamar o Sacerdote no mesmo dia ou no dia seguinte. “Proximidade com os sacerdotes, e se eles não veem, ide vê-los: proximidade” (FM)

Com informações de VaticanNews.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas