Gaudium news > Papa aconselha Franciscanos Conventuais: sigam o exemplo de Santo Antônio

Papa aconselha Franciscanos Conventuais: sigam o exemplo de Santo Antônio

Os Frades Menores Conventuais celebram 800 anos da vocação franciscana de Santo Antônio de Pádua e Papa recomenda-os que imitem o Santo.

Os Frades Menores Conventuais celebram 800 anos da vocação franciscana de Santo Antônio de Pádua e Papa recomenda que imitem o Santo. 

Redação (03/06/2020 14:28, Gaudium Press) Por ocasião dos 800 anos da vocação franciscana, o Papa Francisco enviou uma carta ao Ministro Geral da Ordem religiosa dos Frades Menores Conventuais.
Que o aniversário “desperte, especialmente nos religiosos e devotos franciscanos de Santo Antônio espalhados pelo mundo, o desejo de experimentar a mesma santa inquietação que o levou pelas estradas do mundo a testemunhar, com palavras e obras, o amor de Deus”, são os desejos expressos pelo Pontífice em sua missiva.

Santo Antônio: exemplo para os jovens

Segundo o pensamento de Francisco expresso em sua carta, o exemplo da partilha de Santo Antônio “com as dificuldades das famílias, os pobres e desfavorecidos, assim como sua paixão pela verdade e justiça, ainda hoje pode suscitar um generoso compromisso de doação, em sinal de fraternidade”.

O pensamento do Papa vai sobretudo para os jovens, para que “este antigo santo, mas tão moderno e engenhoso em suas intuições, possa ser (…) um modelo a ser seguido para que o caminho de todos seja frutuoso”.

Os Frades Menores Conventuais promoveram diferentes iniciativas para celebrar as comemorações dos 800 anos da vocação franciscana de Santo Antônio.
Com sua carta, Francisco deseja unir-se aos sentimentos de todos os que participarão ou tomarão parte, desejando que “possam repetir com Santo Antônio: ‘Eu vejo meu Senhor'”.

Francisco acrescenta que “é necessário ‘ver o Senhor’ no rosto de cada irmão e irmã, oferecendo a todos consolação, esperança e a possibilidade de encontrar a Palavra de Deus sobre a qual ancorar a própria vida”.

O Papa recorda um pedaço da história de Santo Antônio: em 1220, em Coimbra, Portugal, “o jovem cônego regular agostiniano Fernando, natural de Lisboa, ao saber do martírio de cinco franciscanos, mortos por causa da fé cristã no Marrocos, no dia 16 de janeiro daquele ano, decidiu transformar a sua vida”.

O religioso –explicou Francisco em sua carta– deixou sua terra e embarcou numa viagem, “símbolo de seu próprio caminho espiritual de conversão”:
“Primeiro foi para Marrocos, determinado a viver corajosamente o Evangelho nos passos dos mártires franciscanos ali martirizados, depois desembarcou na Sicília após um naufrágio nas costas da Itália, como acontece hoje com tantos dos nossos irmãos e irmãs”.
Depois, continua o Papa, da Sicília, o desígnio providencial de Deus levou Antônio ao encontro com Francisco de Assis e finalmente a Pádua, “cidade que estará sempre ligada de maneira especial ao seu nome e que guarda o seu corpo”.

Covid-19 e preparação para a celebração da memória de Santo Antônio

Enquanto isso, em Pádua, observando as medidas sanitárias anti-Covid, estão sendo feitos preparativos para a celebração da memória litúrgica de Santo Antônio, no dia 13 de junho.
No domingo passado, na Basílica que guarda as relíquias do Santo, foi iniciada as orações da Trezena de Santo Antônio, realizadas nos 13 dias que antecedem a festa.

Neste ano a Trezena é dedicada aos profissionais de saúde, farmacêuticos, instituições, voluntários, empresários e forças de segurança e de informação que atuaram na linha de frente durante a emergência da pandemia do novo coronavírus.

“Trânsito ao Santuário de Arcella”: uma procissão realizada desde 1231

A Trezena de Santo Antônio será encerrada no dia 12 de junho com o histórico “Trânsito ao Santuário de Arcella”, uma procissão que há oito séculos recorda o lugar onde morreu o santo, em 1231.

Também, para comemorar os 800 anos da conversão franciscana de Antônio, os Frades Menores Conventuais da Província italiana de Santo Antônio de Pádua lançaram no sábado passado o projeto “Antônio 20-22”.  Neste período de três anos, 2020-2022, deseja-se celebrar, além da vocação franciscana de Santo Antônio, seu naufrágio na Itália e seu primeiro encontro com São Francisco e novamente sua revelação ao mundo como um grande pregador e santo.

Viagem recorda e comemora o encontro de Santo Antônio com São Francisco de Assis

No próximo ano os Frades Menores Conventuais esperam realizar a histórica viagem de Santo Antônio, da Sicília a Pádua. Começará em janeiro de 2021 partindo de Capo Milazzo, na Sicília, onde segundo a tradição, Santo Antônio desembarcou. Em seguida, os franciscanos atravessarão as regiões da Calábria, Basilicata, Campânia, Lácio e Úmbria até Assis, onde o encontro está marcado para 30 de maio, 800 anos após o primeiro abraço entre São Francisco e Santo Antônio.
A viagem continuará ao longo dos Apeninos toscano-emilianos, tocando Emilia Romagna e concluindo em novembro no Vêneto, em Pádua. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas