Gaudium news > Papa aceita renúncia do Cardeal Arcebispo de Valência

Papa aceita renúncia do Cardeal Arcebispo de Valência

Dom Enrique Benavent, até então Bispo de Tortosa, substituirá o Cardeal Antonio Cañizares à frente da Diocese de Valência.

Cardenal Canizares

Redação (10/10/2022 11:37, Gaudium Press) Francisco aceitou a renúncia do Cardeal Arcebispo de Valência, Espanha, Dom Antonio Cañizares, também prefeito emérito da Congregação para o Culto Divino. Em 15 de outubro, ele completará 77 anos.

Chega a esta importante Arquidiocese Dom Enrique Benavent, até então bispo de Tortosa, nascido em Quatretonda (Valência), em 25 de abril de 1959. Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, foi bispo auxiliar de Valência e, desde 2013, bispo de Tortosa.

Dom Benavent é presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé na Espanha desde 2017 e é também membro da comissão permanente desse órgão.

Despedida do Cardeal

Ontem, no Te Deum pelo Dia da Comunidade Valenciana, o Cardeal Cañizares pronunciou palavras com sabor de despedida. Os fiéis o aplaudiram após a homilia.

O cardeal deu “graças a Deus por me conceder este lugar há 8 anos no meu ministério episcopal e também hoje, quase no final do meu serviço, quero agradecer por este dom que Deus me concedeu que tanto estimo, admiro; e agradeço de modo particular a este Cabido da Catedral, sinal e manifestação da diocese e da sua fé inabalável. Tenho o prazer de lhes dizer que preciso de vocês, que conto com todos vocês que vão continuar a me ajudar muito no ministério episcopal, como já o estão fazendo”.

O Cardeal também declarou que “os membros da Igreja em Valência são chamados a tornar possível, lado a lado com os outros, que surja uma nova humanidade composta de novos homens e mulheres com o Evangelho”. “Somos chamados a proclamar um novo estilo de vida que é o Evangelho da alegria, caridade, esperança, liberdade, verdade, vida, justiça e reconhecimento de Deus, e de pertencer ao seu reino que é Jesus Cristo”.

Com informações da Conferência Episcopal Espanhola e Infocatolica.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas