Gaudium news > Papa aceita pedido de renúncia do cardeal que havia desaparecido no Panamá

Papa aceita pedido de renúncia do cardeal que havia desaparecido no Panamá

O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de David (Panamá), apresentada por Sua Eminência o Cardeal José Luis Lacunza Maestrojuán, O.A.R.

Foto: Vatican news/ Vatican media

Foto: Vatican news/ Vatican media

Redação (15/02/2024 11:00, Gaudium Press) A Nunciatura Apostólica do Panamá informou, em um comunicado divulgado nesta quinta-feira dia 15 de fevereiro, que “o Santo Padre aceitou a renúncia do Cardeal José Luis Lacunza prestes a completar o seu 80º aniversário, em 24 de fevereiro”. Porém, o Vaticano não esclareceu se a decisão do papa está relacionada ao estranho desaparecimento do cardeal.

Após ficar desaparecido por dois dias, o cardeal foi encontrado pela polícia em seu carro, sentindo-se um pouco “desorientado”, mas com “boa saúde”, em um local a cerca de 39 quilômetros da cidade de David, onde reside.

Posteriormente, em uma missa de domingo o cardeal declarou: “foi uma travessura estúpida, algo que eu não fiz quando tinha 15 anos de idade e que fiz agora, prestes a completar 80 anos. Quanto mais velho eu fico, mais tolo”.

O cardeal completará 80 anos, idade em que os bispos geralmente deixam de exercer o cargo. No entanto, o Papa decidiu não esperar até seu 80º aniversário e tornar sua decisão pública nove dias antes.

Há cinco anos, quando completou 75 anos, Cardeal Lancuza já havia apresentado a sua renúncia, mas Francisco decidiu conceder-lhe uma prorrogação.

Nomeação do novo bispo

Segundo informou a Sala de Imprensa do Vaticano, “o Santo Padre nomeou Bispo de David (Panamá) o Revmo. Pe. Luis Enrique Saldaña Guerra, O.F.M., até agora Ministro provincial da Província franciscana Nossa Senhora de Guadalupe da América Central e do Caribe.

Dom Luis Enrique Saldaña Guerra, O.F.M., nasceu em 24 de fevereiro de 1966 em David, Panamá. Depois de estudar Filosofia na Universidad Rafael Landívar, na Guatemala, e Teologia na Universidad Centroamericana José Simeón Cañas, em El Salvador, frequentou vários cursos de especialização para Promotores Vocacionais e Formadores. Fez sua Profissão Solene em 23 de fevereiro de 2002 e foi ordenado sacerdote em 29 de abril de 2006.

Ocupou os seguintes cargos: Acompanhante e formador de noviços e irmãos franciscanos; Vigário paroquial; Guardião nas Fraternidades das Paróquias de San Juan Bautista em Boquete (Panamá), Nuestra Señora del Carmen em David (Panamá) e San Antonio de Padua em Miraflores (Panamá); Guardião na Fraternidade Virgen del Socorro em La Antigua (Guatemala); Definidor provincial franciscano do Panamá (2008-2017); Diretor administrativo dos colégios franciscanos Pio XII de Boquete (Panamá) e San Francisco de Asís de David (Panamá); Vice-diretor das Obras sociais de Santo Hermano Pedro em La Antigua (Guatemala); desde 2021, Ministro provincial da Província franciscana Nossa Senhora de Guadalupe da América Central e do Caribe (Guatemala)”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas