Gaudium news > Papa abençoa os pálios dos novos Arcebispos Metropolitanos

Papa abençoa os pálios dos novos Arcebispos Metropolitanos

Francisco destacou que os Arcebispos Metropolitanos, “como bons pastores devem estar sempre com o santo povo fiel de Deus”.

Papa abencoa os palios dos novos Arcebispos Metropolitanos

Foto: Reprodução/YouTube Vatican News.

Cidade do Vaticano (29/06/2022 12:24, Gaudium Press) Seguindo a tradição, nesta quarta-feira, 29 de junho, data na qual a liturgia católica celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco abençoou os pálios dos Arcebispos Metropolitanos por ele nomeados no último ano.

Papa abencoa os palios dos novos Arcebispos Metropolitanos 2

Foto: Vatican Media.

44 pálios abençoados pelo Papa Francisco

Por conta de seu problema no joelho, o Pontífice não participou da procissão de entrada, tendo ingressado antes no templo. Francisco utilizou uma cadeira de rodas e posteriormente uma bengala para se locomover, até se sentar ao lado do altar da Cátedra.

A Santa Missa foi presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Cardeal Giovanni Battista Re, entretanto, a homilia foi feita pelo Santo Padre, que também abençoou os 44 pálios levados por quatro diáconos. As insígnias estavam diante do túmulo de São Pedro Apóstolo, que fica sob o altar da cátedra.

Papa abencoa os palios dos novos Arcebispos Metropolitanos 1

Foto: Vatican Media.

Bons pastores devem estar sempre com o santo povo fiel de Deus

Em sua homilia, o Papa recordou a “bela tradição” de abençoar os pálios para os arcebispos metropolitanos recém-nomeados, muitos dos quais participaram desta celebração. “Em comunhão com Pedro, eles são chamados a ‘levantar-se rapidamente’ para serem vigilantes do rebanho e ‘combater o bom combate’, nunca sozinhos, mas com todo o povo santo e fiel de Deus”, afirmou.

Francisco também destacou que os Arcebispos Metropolitanos, “como bons pastores devem estar à frente do povo, no meio do povo e atrás do povo, mas sempre com o santo povo fiel de Deus, porque fazem parte do santo povo fiel de Deus”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas