Gaudium news > Papa: “a oração de Jesus levou Pedro da covardia à valentia”

Papa: “a oração de Jesus levou Pedro da covardia à valentia”

A chave para esta conversão de Pedro foi a oração de Jesus. Jesus rezou por Pedro para que ele não perdesse a fé.

A chave para esta conversão de Pedro foi a oração de Jesus. Jesus rezou por Pedro para que ele não perdesse a fé.

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 23-04-2020, Gaudium Press) A Primeira Leitura da Missa desta quinta-feira, 23-04-2020, é tirada do Livro dos Atos dos Apóstolos. Ela narra o interrogatório feito a São Pedro e aos apóstolos pelos membros do Sinédrio.
O Supremo Sacerdote lhes disse:
“Proibimos-lhes severamente de ensinar nesse nome”, quer dizer, no nome de Jesus, “e entretanto vós enchestes Jerusalém com sua doutrina e querem fazer recair sobre nós o sangue desse homem”.

Então, narra os Atos dos Apóstolos, Pedro respondeu com contundência: “Deve-se obedecer a Deus antes que os homens. O Deus de nossos pais ressuscitou Jesus a quem vós destes a morte cravando-o numa cruz”.

A chave para a conversão de Pedro foi a oração que Jesus fez por ele

Comentando esta passagem durante a Missa matutina celebrada hoje na Casa Santa Marta, o Papa Francisco explicou como São Pedro pôde deixar de ser um homem covarde que havia negado Nosso Senhor Jesus Cristo por medo da prisão e tornar-se um apóstolo valente, capaz de enfrentar o Sinédrio.

Para explicar, o novo Pedro, o Papa perguntou: “Mas, este é o mesmo Pedro que tinha negado Jesus? Aquele Pedro que tinha tanto medo? Aquele Pedro que era um covarde? Como chegou aí? ”.
Francisco mesmo respondeu a estas perguntas ao afirmar que a chave para esta conversão é a oração de Jesus. Jesus rezou por Pedro para que ele não perdesse a fé.

Qual o caminho de Pedro para ir de medroso a valente? 

“Qual foi o caminho de Pedro para chegar a este ponto, a esta valentia, a esta franqueza para expor-se? ”. Pedro não tinha sempre sido assim.
Pedro “era um homem entusiasta, um homem que amava com força, mas também era um homem temeroso, um homem que estava aberto a Deus, ao ponto que Deus lhe revela que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus”.

Entretanto, “pouco depois, imediatamente depois, deixa-se cair na tentação de dizer a Jesus: ‘Não, Senhor, por esse caminho não. Vamos por outro’: era a redenção sem Cruz. E Jesus lhe chama de ‘Satanás’”

Qual o segredo de Pedro? “Eu rezarei por ti, para que tua fé não diminua”

Para Francisco, Pedro era um homem “que passava da tentação à graça, era capaz de ajoelhar-se diante de Jesus e dizer: ‘afasta-te de mim que sou um pecador’, e logo buscar sobreviver sem ser visto e negar Jesus para não ser preso”.
Pedro era “instável, era muito generoso e também muito fraco. Qual era o segredo? Qual era a força que encontrou Pedro para chegar até aqui? ”.

Para explicá-lo, o Pontífice recordou como “antes da Paixão, Jesus diz aos apóstolos:
‘Satanás lhes procurou para moê-los como o grão’. É o momento das tentações: ‘Serão assim, como o grão’. E a Pedro diz: ‘Eu rezarei por ti, para que tua fé não diminua’”.

“E este é o segredo de Pedro: a oração de Jesus. Jesus reza por Pedro, para que sua fé não diminua e possa confirmar na fé os irmãos. Jesus reza por Pedro”, disse Francisco.

Jesus rezou para Pedro, reza também por nós. Confiemos na oração de Jesus

Francisco assegurou que da mesma forma que rezou por Pedro, Jesus “reza por nós; reza diante do Pai. Nós costumamos rezar a Jesus para que nos dê esta graça ou aquela outra, mas não estamos acostumados a contemplar Jesus que faz o Pai ver as feridas; o Jesus intercessor; o Jesus que reza por nós”.

O Papa convidou a pensar nesse caminho de Pedro agradecendo:
“Dirijamo-nos a Jesus, agradecendo porque ele reza por nós. Jesus reza por cada um de nós. Jesus é o intercessor. Jesus quis levar consigo as feridas para mostrar-lhe o Pai”. Este é “É o preço de nossa salvação. Devemos ter mais confiança, mais que em nossas orações, na oração de Jesus”. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas