Gaudium news > Papa a educadores católicos: ensinar o jovem a ser testemunha autêntica da fé

Papa a educadores católicos: ensinar o jovem a ser testemunha autêntica da fé

A mensagem de Francisco afirma que a educação católica deve ensinar não somente o pensamento crítico, mas também “a formação à doutrina e à moral cristã”.

A mensagem de Francisco afirma que a educação católica deve ensinar não somente o pensamento crítico, mas também "a formação à doutrina e à moral cristã".

Cidade do Vaticano (24/09/2020, 15:45, Gaudium Press) Através de uma mensagem assinada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, o Papa Francisco participou do Congresso Anual de Educadores Católicos, promovido pela Associação Educacional Católica das Filipinas (CEAP), que teve seu início na segunda-feira (21/09) e prolonga-se até a próxima sexta, 25 de setembro.

O Congresso está sendo realizado online. Por isso, o texto da mensagem foi lido em inglês pelo Pe. Elmer Dizon, –presidente da CEAP– durante uma transmissão realizada ao vivo através do Facebook no segundo dia de evento.

Papa Francisco: ensinar os jovens a serem bons estudantes, mas também autênticas testemunhas da Fé

Em sua Mensagem, Francisco convida os participantes a “ensinar os jovens a serem não somente excelentes estudantes, mas também autênticas testemunhas da fé”.

Para o Papa, a educação católica deve ensinar não somente o pensamento crítico, mas também “a formação à doutrina e à moral cristã”. Dessa forma, diz a mensagem, levará à formação de homens e mulheres “que estarão prontos a assumir grandes responsabilidades dentro da sociedade e a testemunhar a verdadeira fé ao mundo”.

A mensagem de Francisco afirma que a educação católica deve ensinar não somente o pensamento crítico, mas também "a formação à doutrina e à moral cristã".

Padre Elmer: em meio aos desafios, atuais as escolas católicas fazem esforços para serem catalisadoras de inovações

O presidente da associação, Pe. Elmer Dizon, leu a mensagem pontifícia e fez também um discurso de abertura em que enfatizou como a pandemia teve fortes repercussões sobre o setor educacional.

Pe. Elmer disse que, “em meio aos desafios atuais, estão sendo feitos esforços contínuos para que as escolas católicas se tornem catalisadoras de mudanças”.

Dom Roberto Mallari: não vamos nos deixar bloquear pelo medo, seremos guia para alunos e para as escolas

Também falou nessa reunião Dom Roberto Calara Mallari, membro da Comissão Episcopal de Catequese e Educação Católica, que encorajou cada escola a ser criativa para que encontre as formas de aprendizagem que melhor atendam às necessidades dos alunos.

O prelado reiterou que a própria Associação Educacional Católica das Filipinas, que reúne mais de 1.500 escolas católicas do país, “não vai se deixar bloquear pelo medo, mas sempre irá se esforçar para ser um guia tanto para os alunos quanto para as escolas” que “lutam em meio à pandemia”.

Intervenção do Cardeal Luís Antônio Tagle

Na programação da próxima sexta-feira, 25 de setembro, coincidindo com o último dia de congresso, está prevista uma intervenção do cardeal Luís Antônio Tagle, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

(Da Redação Gaudium Press, com informações e foto Vatican News Service)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas