Gaudium news > Papa: a caridade vai além dos mandamentos

Papa: a caridade vai além dos mandamentos

No Ângelus dominical, o Pontífice meditou sobre o Evangelho do dia.

o Papa Francisco 1 700x394 1

Redação (13/02/2023 15:25, Gaudium Press) No Ângelus dominical, o Papa refletiu sobre a leitura evangélica do dia, na qual o Senhor anuncia que não veio “abolir a Lei e os Profetas, mas para dar-lhes pleno cumprimento”. No entanto, Jesus leva mais adiante as exigências dos mandamentos, exigências que podem ser cumpridas com a força da graça e da caridade.

“O amor verdadeiro nunca é até um certo ponto e nunca se dá por satisfeito; o amor vai além, não pode passar sem ele. O Senhor nos mostrou isto dando sua vida na cruz e perdoando seus assassinos (cf. Lc 23,34).  E Ele nos confiou o mandamento que lhe é mais caro: que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou (cf. Jo 15, 12). Este é o amor que dá cumprimento à Lei, à fé, à vida!

O Evangelho de ontem dizia:

“Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno”.

Francisco comentou no Angelus:

“Como eu vivo a fé? É uma questão de cálculos, de formalismos, ou é um caso de amor com Deus? Estou satisfeito por não fazer o mal, por manter a “fachada”, ou tento crescer no amor a Deus e aos outros? E, de vez em quando, eu me pergunto sobre o grande mandamento de Jesus, me pergunto se amo meu próximo como Ele me ama? Pois talvez sejamos inflexíveis no julgamento aos outros e nos esqueçamos de ser misericordiosos, como Deus é conosco”.

“Que Maria, que observou perfeitamente a Palavra de Deus, nos ajude a cumprir nossa fé e nossa caridade”, concluiu o Papa.

Com informações Vatican News.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas