Gaudium news > Pálios dos novos Arcebispos serão abençoados pelo Papa Francisco

Pálios dos novos Arcebispos serão abençoados pelo Papa Francisco

O Pálio é uma vestimenta litúrgica que consiste numa faixa de tecido de lã branca colocada sobre os ombros dos Arcebispos, recordando a unidade com o sucessor de Pedro.

Palios dos novos Arcebispos serao abencoados pelo Papa Francisco 1

Cidade do Vaticano (22/06/2021 15:25, Gaudium Press) Na manhã da próxima terça-feira, 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco presidirá a tradicional celebração litúrgica na qual serão abençoados os pálios dos novos Arcebispos metropolitanos. Respeitando as normas sanitárias, a cerimônia contará com um número limitado de fiéis.

Tradição desta cerimônia

Neste dia, a tradição era o Pontífice também impôr os pálios abençoados aos novos arcebispos metropolitanos nomeados durante o ano anterior. Entretanto, o rito foi mudado pelo próprio Francisco e atualmente os pálios são recebidos pelos Arcebispos em seus respectivos países e a imposição é feita de forma solene nas Igrejas locais.

Palios dos novos Arcebispos serao abencoados pelo Papa Francisco 2

O que é o Pálio?

O nome “Palio” vem da palavra latina “pallium” que significa “manto de lã”. Trata-se de uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, que consiste numa faixa de tecido de lã branca que é colocada sobre os ombros dos Arcebispos, recordando a unidade com o sucessor de Pedro.

Significado do Pálio

Ele tem como significado representar a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez ‘o Bom Pastor’, Nosso Senhor Jesus Cristo, com a ovelha perdida. Ou seja, Palio é a representação simbólica da missão pastoral do Bispo. O Pálio representa também uma das prerrogativas dos Arcebispos Metropolitanos: é o símbolo de jurisdição a eles outorgada, estando em comunhão com a Santa Sé.

Palios dos novos Arcebispos serao abencoados pelo Papa Francisco 3

Detalhes do Pálio

O Pálio é feito de lã, significando a aspereza da repreensão aos rebeldes. Já a sua cor branca representa a benevolência para com os humildes e penitentes. Quatro cruzes, localizadas na parte dianteira, atrás, à direita e à esquerda, simbolizam a vida, a ciência, a doutrina e o poder que o Bispo deve possuir. Além disso, também recordam as quatro virtudes cardeais. Como símbolo da Fé na paixão de Cristo, as mesmas são tingidas de púrpura. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas