Pálios dos novos Arcebispos serão abençoados pelo Papa Francisco
O Pálio é uma vestimenta litúrgica que consiste numa faixa de tecido de lã branca colocada sobre os ombros dos Arcebispos, recordando a unidade com o sucessor de Pedro.
Cidade do Vaticano (22/06/2021 15:25, Gaudium Press) Na manhã da próxima terça-feira, 29 de junho, Solenidade de São Pedro e São Paulo, o Papa Francisco presidirá a tradicional celebração litúrgica na qual serão abençoados os pálios dos novos Arcebispos metropolitanos. Respeitando as normas sanitárias, a cerimônia contará com um número limitado de fiéis.
Tradição desta cerimônia
Neste dia, a tradição era o Pontífice também impôr os pálios abençoados aos novos arcebispos metropolitanos nomeados durante o ano anterior. Entretanto, o rito foi mudado pelo próprio Francisco e atualmente os pálios são recebidos pelos Arcebispos em seus respectivos países e a imposição é feita de forma solene nas Igrejas locais.
O que é o Pálio?
O nome “Palio” vem da palavra latina “pallium” que significa “manto de lã”. Trata-se de uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, que consiste numa faixa de tecido de lã branca que é colocada sobre os ombros dos Arcebispos, recordando a unidade com o sucessor de Pedro.
Significado do Pálio
Ele tem como significado representar a ovelha que o pastor carrega nos ombros, assim como fez ‘o Bom Pastor’, Nosso Senhor Jesus Cristo, com a ovelha perdida. Ou seja, Palio é a representação simbólica da missão pastoral do Bispo. O Pálio representa também uma das prerrogativas dos Arcebispos Metropolitanos: é o símbolo de jurisdição a eles outorgada, estando em comunhão com a Santa Sé.
Detalhes do Pálio
O Pálio é feito de lã, significando a aspereza da repreensão aos rebeldes. Já a sua cor branca representa a benevolência para com os humildes e penitentes. Quatro cruzes, localizadas na parte dianteira, atrás, à direita e à esquerda, simbolizam a vida, a ciência, a doutrina e o poder que o Bispo deve possuir. Além disso, também recordam as quatro virtudes cardeais. Como símbolo da Fé na paixão de Cristo, as mesmas são tingidas de púrpura. (EPC)
Deixe seu comentário