Gaudium news > Padre Tarcízio Morais será o novo provincial salesiano para Portugal e Cabo Verde

Padre Tarcízio Morais será o novo provincial salesiano para Portugal e Cabo Verde

Especialista em Administração Escolar, padre Tarcízio Morais é diretor da obra salesiana de Setúbal, em Portugal e assumirá o cargo de inspetor provincial em agosto.

Pe. Tarcisio

Padre Tarcízio Morais (Foto: Salesianos)

Redação (16/01/2023 12:39, Gaudium Press) O padre Tarcízio António de Castro Morais foi nomeado como o próximo inspetor provincial da Inspetoria “Santo Antonio” dos Salesianos de Portugal e Cabo Verde. O anúncio foi feito no dia 12 de janeiro de 2023, pelo superior geral dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime.

Atualmente, o padre Tarcízio Morais é diretor da obra salesiana de Setúbal, em Portugal, e substituirá o padre José Aníbal Mendonça no cargo de inspetor provincial. A posse está prevista para agosto deste ano.

A Província Portuguesa da Sociedade Salesiana de Santo António de Lisboa é composta por 10 presenças e a Sede Provincial. Os Salesianos têm seis escolas no continente, uma na ilha da Madeira e uma em Cabo-Verde, na ilha de São Vicente, frequentadas por cerca de 10 mil alunos, sendo que cerca de nove mil crianças, jovens e adultos frequentam outras atividades educativas e pastorais e recebem apoio dos Serviços Sociais Salesianos.

Duas décadas a serviço da educação

O padre Tarcízio Morais nasceu no dia 30 de maio de 1972, em Winnipeg (Canadá), para onde os pais, João Alberto Morais e Maria de Fátima Castro Morais, haviam emigrado. Professou pela primeira vez na Congregação Salesiana no dia 8 de setembro de 1990, em Vilarinho (Vila do Conde), Portugal. Cursou Filosofia na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, fez o tirocínio prático em Évora e o curso de Teologia em Madri. A profissão perpétua foi em 1996 e a ordenação sacerdotal em 17 de abril de 1999, em Bragança, sede da Diocese de origem da sua família.

Em 2003, o padre concluiu a Licenciatura em Ciências da Educação, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, e a especialização em Pedagogia para a Escola e a Formação Profissional, em 2005. Fez Mestrado em Administração Escolar, no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).

Exerceu diversas tarefas a serviço da Província Portuguesa da Sociedade Salesiana e, de 2017 a 2021, integrou a equipe do conselho geral para a pastoral juvenil, na Sede Central Salesiana, em Roma, como responsável mundial das escolas salesianas e coordenador dos delegados de pastoral juvenil da Europa.

Sobre a nomeação, ele disse: “É sempre uma surpresa quando não estamos preparados para os segredos que Deus tem para nós, mas somos filhos da obediência e quando nos convocam para o serviço, como foi este caso, rezamos e consultamos algumas pessoas e respondemos, no meu caso disse sim, como Maria”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas