Gaudium news > Padre Ricardo Fontana é nomeado novo reitor do Santuário de Caravaggio

Padre Ricardo Fontana é nomeado novo reitor do Santuário de Caravaggio

Considerado um dos mais antigos do estado do Rio Grande do Sul, o Santuário de Caravaggio em Farroupilha é o maior templo católico dedicado à esta devoção no Brasil.

Padre Ricardo Fontana e nomeado novo reitor do Santuario de Caravaggio 1

Rio Grande do Sul – Farroupilha (31/01/2022 12:15, Gaudium Press) O Padre Ricardo Fontana será o novo reitor do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, localizado na cidade gaúcha de Farroupilha. O sacerdote foi nomeado pelo Bispo de Caxias do Sul, Dom José Gislon. A cerimônia de posse canônica ocorrerá no dia 26 de fevereiro.

Em entrevista para a Rádio Vaticano, o Padre Ricardo contou que seu primeiro desafio após a chegada é se colocar a par de toda a realidade do Santuário e também das outras sete comunidades que fazem parte da Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio. “A primeira coisa a ser feita é que as pessoas se sintam acolhidas através dos nossos gestos”, afirmou .

Função do reitor

O sacerdote destacou ainda que, dentro de sua função de reitor, faz parte ser um elo entre os padres que atuam na paróquia, os religiosos e religiosas que trabalham no santuário e os fiéis que participam ativamente das celebrações. “Nossa comunidade é um monumento imaterial de Fé, muito maior do que a construção do Santuário em si”, ressaltou.

Padre Ricardo Fontana e nomeado novo reitor do Santuario de Caravaggio

Considerado um dos mais antigos do estado do Rio Grande do Sul, o Santuário de Caravaggio em Farroupilha é o maior templo católico dedicado à Nossa Senhora de Caravaggio no Brasil, devoção trazida pelos imigrantes italianos que povoaram a região, no final do século XIX. Anualmente, o Santuário recebe milhares de peregrinos de todas as partes do Brasil.

Breve biografia do Padre Ricardo Fontana

Nascido na cidade gaúcha de São Marcos, Ricardo Fontana ingressou no Seminário dos Josefino de Murialdo, na cidade de Caxias do Sul, aos 13 anos de idade. Após ser ordenado sacerdote e ter concluído seu mestrado, foi convidado para atuar como vigário paroquial da Catedral Santa Teresa D’Ávila, onde permaneceu por cinco anos.

Incardinado no clero diocesano de Caxias do Sul, foi designado pároco na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, em Carlos Barbosa, onde ficou por três anos. Os últimos sete anos, foram vividos na função de reitor e pároco da Paróquia Santuário de Santo Antônio em Bento Gonçalves. No dia 20 de dezembro de 2021 completou 23 anos de sacerdócio. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas