Gaudium news > Padre Geraldo Maia é nomeado Bispo da Diocese de Araçuaí (MG)

Padre Geraldo Maia é nomeado Bispo da Diocese de Araçuaí (MG)

O sacerdote sucede Dom Esmeraldo Barreto de Farias, que apresentou seu pedido de renúncia ao Papa Francisco por ter atingido o limite de idade para o cargo, que é de 75 anos.

Padre Geraldo Maia e nomeado Bispo da Diocese de Aracuai MG

Foto: Divulgação/CNBB.

Redação (30/04/2024 09:40, Gaudium Press) Na manhã desta terça-feira, 30 de abril, o Papa Francisco nomeou o Padre Geraldo dos Reis Maia como novo Bispo da Diocese de Araçuaí (MG). O sacerdote sucede Dom Esmeraldo Barreto de Farias, que apresentou seu pedido de renúncia ao Papa Francisco por ter atingido o limite de idade para o cargo, que é de 75 anos.

Mensagem da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Em nota, a Presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou sua alegria pela nomeação do Padre Geraldo dos Reis destacando sua contribuição em diversas funções na Arquidiocese de Uberaba e no serviço a toda a Igreja no Brasil, durante o período em que foi reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma.

“Agora, o senhor é chamado a dar novo passo na doação à Igreja, por meio do ministério episcopal. Possa o exemplo de São Pio V, de quem a Igreja faz memória hoje, ser inspirador, especialmente no sentido de fazer escolhas corajosas tendo como pedra angular a fé e a verdade”, ressaltou a nota assinada por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre e Presidente da CNBB.

Breve Biografia do Padre Geraldo dos Reis Maia

Nascido no dia 3 de maio de 1964, no Distrito de Babilônia, no município de Delfinópolis (MG), Geraldo dos Reis Maia foi ordenado Diácono em 6 de agosto de 1988, e sacerdote no dia 8 de dezembro do mesmo ano, por Dom Benedito de Ulhôn Vieira. Concluiu seu mestrado pela Faculdade Jesuíta (FAJE) de Belo Horizonte e seu doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Atualmente, é administrador paroquial da paróquia de São José, no bairro Tutunas, na periferia de Uberaba; diretor do Curso Propedêutico; membro do Conselho de Formadores, do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores; assessor do Conselho Arquidiocesano de Leigos e Leigas e da Escola de Fé e Cidadania, na arquidiocese de Uberaba.

Funções e serviços pastorais

Como atividades pastorais, na Arquidiocese de Uberaba, Padre Geraldo Maia foi pároco nas seguintes Paróquias: São Sebastião (Pedrinópolis), Santa Teresinha (Uberaba), Imaculada Conceição (Conceição das Alagoas) e Santíssimo Sacramento (Uberaba). Também atuou como vigário paroquial em São Domingos e como Reitor do Santuário da Medalha Milagrosa.

Foi diretor da Comunidade Vocacional Santa Teresinha, fundador e diretor do Curso Propedêutico; assessor da Escola de Teologia para Leigos/as, da Pastoral Familiar, da Escola de Fé e Política “Mons. Juvenal Arduini”, do Núcleo de CEB’s e da 6º Semana Social Brasileira. Atuou como reitor do Seminário São José por dois periodos; foi diretor do Instituto de Teologia; professor de Teologia; professor nas Faculdades Arnaldo (Belo Horizonte). É membro fundador da Associação Nacional de Presbíteros do Brasil (ANPB). De 2014 a 2020, esteve a serviço da Igreja no Brasil como reitor do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas