Gaudium news > Outra Igreja demolida na China, denuncia Cardeal Zen

Outra Igreja demolida na China, denuncia Cardeal Zen

A Igreja do Sagrado Coração vai ser derrubada para eliminar seu simbolismo “ostententatório” que vai contra a política de “chinesização” lançada por Xi Jinping .

A Igreja do Sagrado Coração vai ser derrubada para eliminar seu simbolismo “ostententatório” que vai contra a política de “chinesização" lançada por Xi Jinping .

Redação (04/03/2021, 10:15, Gaudium Press) Na semana passada o arcebispo emérito de Hong Kong, Cardeal Zen, publicou um tweet que trazia duas páginas em chinês de uma publicação na qual podem ser vistas as fotos de uma igreja. No mesmo tweet o Cardeal fazia uma pergunta um tanto enigmática: “Será verdade que o Vaticano não sabia disso?”

Igreja do Sagrado Coração, em Yining, foi destruída: aparecia muito, ia contra a política de ““chinesização” lançada por Xi Jinping

Com sua publicação e pergunta, o que o Cardeal Zen queria fazer referência à demolição da Igreja do Sagrado Coração, em Yining, a mesma Igreja que aparece nas fotos do tweet.

A Igreja do Sagrado Coração foi construída em 2000, com todas as licenças necessárias, mas agora ela vai ser derrubada para eliminar seu simbolismo “ostententatório” que não atende aos requisitos da política de ““chinesização” lançada por Xi Jinping .

Católicos recebem ordens de desocupar: a Igreja precisa ser destruída

Segundo informa a Agência Ásia News, no último dia 19 de fevereiro, os católicos de Yining (Xinjiang) tiveram que desocupar a Igreja do Sagrado Coração, por ordem das autoridades locais, para que fosse destruída.

Yining, está localizado no distrito de Yili, e fica a 700 km de Urumchi, capital de Xinjiang.
Os católicos locais –aproximadamente dois mil– é composta principalmente por ex-exilados da época do Império Qing e de imigrantes e confinados em campos de trabalhos forçados da região.

Os católicos de Yining suspeitam que no local da Igreja será construído um shoppin center

As autoridades não divulgaram o motivo da demolição. Porém, a maioria dos católicos suspeita que a igreja está sendo destruída para que em seu lugar seja construído um shopping center.

A Igreja –que tem todas as licenças necessárias da Administração de Assuntos Religiosos para ser construída– fica situada junto ao aeroporto, numa estrada que cada vez tem mais importância nos projetos do governo.

Acontece que o local da Igreja foi escolhido em 1993 pela prefeitura da cidade exatamente porque ficava distante do centro habitado e o governo não queria que ela ficasse “muito visível”.

Discriminação e perseguição religiosa teve início já em 2018

Já em 2018 iniciou-se a discriminação: em nome da “sinicização”, o Gabinete dos Assuntos Religiosos mandou destruir quatro baixos-relevos que ficavam na fachada da Igreja e além disso, destruíram as duas imagens de São Pedro e São Paulo que ficavam nas laterais do templo e retiram a cruz que adornava o alto da Igreja.

Mas, o governo não parou por aqui com sua destruição. Por serem “muito ostentatórias” e aparecerem demais, já nessa investida de 2018, foram demolidas as duas cúpulas e destruídos os dois campanários. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press e informações InfoVaticana e Ásia News – Foto ACI)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas