Gaudium news > “Oscar da Cultura”: Retábulo Veit Stoss da Basílica de Santa Maria

“Oscar da Cultura”: Retábulo Veit Stoss da Basílica de Santa Maria

Entre os vencedores deste ano, homenageados com a maior honraria da Europa na categoria conservação, está o Retábulo Weit Stoss da Basílica de Santa Maria, na Polônia.

Foto: Wikipedia

Foto: Wikipedia

Redação (14/07/2023 10:59, Gaudium Press) O Centro Histórico da Cracóvia, Polônia, com a Basílica de Santa Maria, foi reconhecido como um dos primeiros Patrimônios Mundiais da UNESCO em 1978 por seu valor patrimonial excepcional.

540px Kosciol mariacki z wiezy ratuszowejO retábulo Veit Stoss que se encontra nesta Basílica foi escolhido este ano para receber o mais alto prêmio europeu, conhecido como “Oscar da Cultura” relativo ao patrimônio cultural — European Heritage Awards/Europa Nostra Awards 2023 — pela sua excelente conservação.

A cerimônia será realizada no dia 28 de setembro, no Palazzo del Cinema, em Veneza, onde serão anunciados os vencedores.

O retábulo é um pentáptico, o que significa que tem cinco partes, dedicado à Virgem Maria e ao seu papel na Salvação, representando no centro a morte de Maria, nas alas os sete sofrimentos e alegrias da Virgem e, por fim, a coroação da Mãe de Deus. Foi esculpido entre 1477 e 1489 por Veit Stoss, um artista de Nuremberg, Alemanha, e também faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, com 200 esculturas e milhares de detalhes em escultura em madeira. Ele é considerado uma obra-prima gótica. Sua conservação meticulosa, baseada em pesquisas aprofundadas, levou mais de 1.000 dias e envolveu uma equipe de especialistas da Polônia e do exterior.

Foto: St. Mary’s Basilica

Foto: St. Mary’s Basilica

“A restauração deste magnífico retábulo é uma conquista única e excepcional. A meticulosa conservação do Retábulo Veit Stoss na Basílica de Santa Maria, com base em minuciosa pesquisa, foi realizada por profissionais que demonstraram grande respeito e sensibilidade para com a obra original. O projeto reuniu pessoas de diferentes países, refletindo a importância internacional do lugar e a necessidade de cooperação na preservação do patrimônio europeu”, elogiou o júri dos prêmios.

O Júri destacou ainda a conservação do Retábulo Veit Stoss como uma conquista de escala impressionante devido ao fato de o retábulo ser um dos maiores altares góticos do mundo. Originalmente ele tinha 60 metros de altura e 36 metros de largura, e suas figuras são baseadas em moradores da Cracóvia medieval, que serviram de modelo para o artista. “É, portanto, uma fonte interessante de conhecimento sobre a cultura, costumes e história da cidade na época”, segundo afirmou o comunicado de imprensa. Hoje o altar tem 42,6 metros de altura e 36 metros de largura.

Durante a invasão alemã, esta obra de arte foi roubada pelo exército nazista, sendo recuperada em 1946, em uma adega no Castelo de Nuremberg.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas