Gaudium news > Os ensinamentos de São João Paulo II sobre a família

Os ensinamentos de São João Paulo II sobre a família

São João Paulo II deixou inúmeros ensinamentos inspiradores sobre a instituição familiar. Sua predileção por este assunto o fez ser chamado como o Papa da Família.

Sao Joao Paulo II familia

Redação (20/10/2023 09:55, Gaudium Press) Ao longo de seu pontificado, São João Paulo II tratou sobre inúmeros temas de relevância sob a ótica católica. Dentre os diversos assuntos abordados pelo Santo Padre polonês, um dos que ele mais se aprofundou foi sobre o significado e a missão da família cristã.

Em 1981, São João Paulo II chegou a realizar um sínodo de Bispos com o objetivo de “debruçar-se sobre as tarefas da família cristã no mundo contemporâneo”. Este Sínodo teve como frutos a Exortação Apostólica ‘Familiaris Consortio‘ e a constituição do Pontifício Conselho para a Família.

Durante sua canonização, São João Paulo II foi chamado de “o Papa da Família”, e era assim que desejava ser lembrado. O Santo Pontífice polonês deixou inúmeros ensinamentos inspiradores sobre a instituição familiar.

Sao Joao Paulo II familia 3

Reproduzimos abaixo uma seleção de frases de São João Paulo II sobre o papel da família cristã na sociedade. Esperamos que esses ensinamentos nos ajudem a refletir sobre esse tema tão caro ao “Papa da Família”.

*    *     *     *     *

“A família é a primeira e fundamental escola de sociabilidade: enquanto comunidade de amor, ela encontra no dom de si a lei que a guia e a faz crescer” (Exortação Apostólica ‘Familiaris consortio’, 1981)

“Com efeito, a família é, ao mesmo tempo, uma comunidade tornada possível pelo trabalho e a primeira escola interna de trabalho para todos e cada um dos homens” (Carta Encíclica ‘Laborem exercens‘, 1981)

“A oração reforça a estabilidade e a solidez espiritual da família, ajudando a fazer com que esta participe da fortaleza de Deus” (Carta às famílias, 1994)

“Não esqueçais que a oração em família é garantia de unidade num estilo de vida coerente com a vontade de Deus”(Discurso IV Encontro Mundial das Famílias, 2003)

Sao Joao Paulo II familia 2

“Com a ajuda de Deus, fazei do Evangelho a regra fundamental da vossa família, e da vossa família uma página do Evangelho escrita para o nosso tempo!” (Discurso IV Encontro Mundial das Famílias, 2003)

“A agradável recordação da vida de Jesus, José e Maria em Nazaré recorda-nos a beleza austera e simples e o carácter sagrado e inviolável da família cristã” (Homilia na Missa para as famílias em Rijeka, Croácia, 2003)

“Queridas famílias cristãs, anunciai com alegria ao mundo inteiro o tesouro maravilhoso de que sois portadoras enquanto igrejas domésticas!” (Discurso no IV Encontro Mundial das Famílias, 2003). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas