Gaudium news > Organização islâmica da Indonésia rejeitada no Timor-Leste

Organização islâmica da Indonésia rejeitada no Timor-Leste

A presença deste grupo muçulmano poderia ser uma ameaça à harmonia religiosa deste país.

bandeira timor leste

Redação (18/08/2022 11:11, Gaudium Press) Haji Abdullah Inacio Antonio Soares, vice-presidente da Comunidade Muçulmana de Timor-Leste, recusou uma oferta de um importante grupo muçulmano indonésio para abrir a sua filial no seu país de maioria católica, temendo que isso destruísse a harmonia religiosa. Os muçulmanos são apenas menos de um por cento da população de 1,3 milhões do Timor-Leste, com 97 por cento de católicos.

Nahdlatul Ulama [NU] é a maior organização islâmica moderada da Indonésia, mas Soares “teme que a presença de tal organização realmente traga novos problemas ao nosso país”. “Como ser humano e muçulmano, saúdo a presença deles, mas abrir uma filial aqui como eles desejam não é fácil”, ressaltou ele à UCA News.

A delegação reuniu-se com líderes da comunidade muçulmana do Timor-Leste e com o Presidente José Ramos-Horta e discutiu questões relacionadas com a reconciliação, fraternidade humana e paz.

A visita visava estabelecer “amizade e consolidação” e abrir a uma sucursal nesse país.

O grupo é bem-vindo para trabalhar com muçulmanos em Timor-Leste em áreas sociais como a educação. Porém, a abertura de uma filial desta organização levaria outras organizações a fazerem o mesmo, colocando em risco o futuro da coexistência de diferentes religiões que “até agora tem corrido bem” e não deve ser perturbado.

A rejeição de Soares foi apoiada nas redes sociais.

Faralata-Ratutey Arapausa’e Simao escreveu no Facebook que Timor-Leste não precisa de organizações islâmicas “porque na Indonésia é difícil para os cristãos estabelecerem igrejas”.

Em outro post, disseram que se os indonésios abrissem uma filial, possivelmente abriria caminhos para grupos radicais entrarem em seu país.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas