Gaudium news > Ordem dos Pregadores inicia Ano Jubilar pelos 800 anos da morte de São Domingos

Ordem dos Pregadores inicia Ano Jubilar pelos 800 anos da morte de São Domingos

As celebrações jubilares, que foram iniciadas no dia 6 de janeiro de 2021 e que durarão até a Solenidade da Epifania de 2022, têm por tema: “À mesa com São Domingos”.

Ordem dos Pregadores inicia Ano Jubilar pelos 800 anos da morte de Sao Domingos 2Redação (07/01/2021 11:30, Gaudium Press) A Ordem dos Pregadores, também conhecida como Dominicanos, inaugurou oficialmente o Jubileu pelos 800 anos da morte de seu fundador, São Domingos de Gusmão, que ocorreu no dia 6 de agosto de 1221. As celebrações jubilares, que foram iniciadas no dia 6 de janeiro de 2021 e que durarão até a Solenidade da Epifania de 2022, têm por tema: “À mesa com São Domingos”.

Segundo o mestre da Ordem dos Pregadores, Padre Gerard Francisco Timoner III, o ano jubilar nos faz refletir sobre as seguintes questões: “O que significa para nós estar à mesa com São Domingos aqui e agora? De que forma seu exemplo nos inspira e nos encoraja a compartilhar nossa vida, nossa Fé, a esperança e o amor, nossos bens espirituais e materiais para que outros possam ser nutridos nesta mesma mesa? De que forma esta mesa é um lugar para compartilhar a Palavra e partir o Pão da vida?”.

Missa de abertura do Ano Jubilar

O Cardeal Matteo Zuppi, Arcebispo de Bolonha, presidiu a Missa de abertura do Ano Jubilar. A cerimônia ocorreu na Basílica de São Domingos. Ao longo do Jubileu serão realizadas diversas celebrações, das quais se destaca a festa da “translação” do Santo, nos dias 24 de maio e 4 de agosto, data do nascimento de São Domingos.

Entre os dias 22 a 25 de setembro, ocorrerá uma conferência internacional que reunirá estudiosos e pesquisadores de todo o mundo que refletirão sobre o tema “São Domingos e Bolonha. Gênesis e desenvolvimento da Ordem dos Pregadores”.

Ordem dos Pregadores inicia Ano Jubilar pelos 800 anos da morte de Sao DomingosUm Santo em comunhão com seus irmãos

“Vamos celebrar São Domingos não como um Santo sobre um pedestal, mas como um Santo que goza de comunhão com seus irmãos à mesa, reunidos pela mesma vocação para pregar a Palavra de Deus e a partilha da comida e bebida dom de Deus”, diz o Padre Gerard Timoner em carta escrita para a ocasião.

O superior dos Dominicanos explicou ainda que ao longo deste ano especial, será realizado o estudo do “Caminho de São Domingos”, que tocará os lugares mais significativos da última etapa da vida do santo, de Roma a Bolonha, já que na Basílica patriarcal de Bolonha estão os restos mortais de São Domingos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas