Gaudium news > História, Oração e Frases de São Camilo de Lellis

História, Oração e Frases de São Camilo de Lellis

A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 14 de julho, a memória de São Camilo de Lellis, fundador da Ordem dos Ministros dos Enfermos e padroeiro dos doentes, dos profissionais da saúde e hospitais.

Sao Camilo de Lellis 1

Redação (14/07/2023 09:24, Gaudium Press) Nascido no dia 25 de maio de 1550, em uma pequena cidade chamada Bucchianico, no sul da Itália, Camilo foi tocado pela graça de Deus em 1575. Decidindo se tornar um frade Capuchinho, por duas vezes foi demitido por causa de uma chaga, que se abriu em sua perna no período das suas incursões militares.

Internado no hospital romano de São Tiago, teve a inspiração de unir a disciplina pregressa de soldado com a caridade cristã, fundando os “Ministros dos Enfermos”. Os religiosos desta Congregação deveriam fazer quatro votos: obediência, pobreza, castidade, serviço aos doentes.

Sao Camilo de Lellis 5

Significado da Cruz vermelha de São Camilo

Considerado o primeiro grande reformador da profissão de enfermagem e da organização assistencial nos hospitais, São Camilo de Lellis é emblematicamente ligado a uma cruz vermelha, que o Papa Sisto V o deixou bordar em seu hábito religioso, em 20 de junho de 1586.

São três, os motivos apresentados para o uso da Cruz vermelha: o primeiro é para se distinguir do hábito da Companhia de Jesus; o segundo é para que o mundo saiba que todos marcados por este sinal da Cruz, são escravos ‘vendidos e dedicados’ ao serviço dos pobres enfermos; e o terceiro é para mostrar que esta é a religião da cruz, ou seja, da morte, do sofrimento e da lida.

Sao Camilo de Lellis 2

Frases de São Camilo de Lellis

01 – “O mundo é uma morada de aluguel, onde se passa a noite e uma parte da manhã. A vida está nas mãos do Senhor, Feliz de quem pratica o bem neste mundo”.

02 – “Nada nos une mais a Deus do que a caridade”.

03 – “Deixe tudo nas mãos de Deus e recorra a Nossa Senhora”.

04 – “Os doentes nos revelam o rosto de Deus”.

05 – “Que cegueira a minha, a de não vos ter conhecido antes e mais cedo, Senhor! Porque não empreguei toda a minha vida em vos servir? Perdoai, Senhor, a este pecador!”

Sao Camilo de Lellis 3

06 – “O homem não consegue perseverar na prática do bem, se não praticar a oração”.

07 – “A maneira mais segura de ter certeza da salvação eterna está em praticar a caridade com os pobres enfermos”.

08 – “A morte virá, virá talvez esta noite ou amanhã, quando Nosso Senhor quiser! Bem-aventurados os que vigiam. Façamos o bem enquanto é tempo”.

09 – “Assistam aos enfermos com carinho de uma mãe para com seu único filho doente”.

10 – “Esta vida nos foi dada para encher de boas obras nossas malas de viagem”.

Sao Camilo de Lellis 4

Oração a São Camilo de Lellis

Glorioso São Camilo, volvei um olhar de misericórdia sobre os que sofrem e sobre os que os assistem. Concedei aos doentes aceitação cristã, confiança na bondade e no poder de Deus. Dai aos que cuidam dos doentes dedicação generosa e cheia de amor. Ajudai-me a entender o mistério do sofrimento, como meio de redenção e caminho para Deus. Vossa proteção conforte os doentes e familiares, e os encoraje na vivência do amor. Abençoai os que se dedicam aos enfermos, e que o bom Deus conceda paz e esperança a todos. Amém. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas