Gaudium news > Onde vive Jesus hoje?

Onde vive Jesus hoje?

Aos discípulos que O seguiam desejosos de conhecer sua morada, Nosso Senhor dirige afetuosas palavras: “Vinde ver”. Também a nós Ele faz esse apelo, ansioso por nos revelar seus mais íntimos desejos e cogitações.  

coracao de jesus

Redação (04/02/2022 16:54, Gaudium Press) Desejavam André e João apenas conhecer o local em que Jesus vivia? Parece pouco provável, pois mais tarde Ele próprio declararia: “As raposas têm suas tocas e as aves do céu, seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde repousar a cabeça” (Mt 8, 20).

Na realidade ambos anelavam visitar muitas vezes o Divino Mestre e estar em sua companhia, pois naquele tempo o aprendizado se dava, sobretudo, no convívio.

As paragens onde o Mestre habita

Todavia, a indagação “Onde moras?” apresenta ainda um sentido místico muito profundo, relacionado com outra afirmação de Nosso Senhor:

“Onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Lc 12, 34). Nós moramos onde depositamos nossa atenção, nosso enlevo, nossos interesses.

Desse modo, a pergunta dos dois discípulos poderia ser assim formulada: “Mestre, em que altura estão vossas cogitações, por quais sendas caminham vossos desejos, em que paragens se encontra vosso Espírito, onde repousa vossa Alma? É isso que desejamos saber!”

Sendo Ele o Verbo Encarnado, só poderia morar nos mais elevados páramos… Sua Alma, criada na visão beatífica e hipostaticamente unida à divindade, jamais abandonou esta sublime perspectiva, mesmo nos momentos em que o Homem-Deus contemplava os lírios do campo, entretinha-Se com uma criança ou dormia na barca.

Nosso Senhor não lhes indica a localização de uma moradia física, mas os convida a conviver com Ele.

Jesus vive aqui

Com carinho eterno Nosso Senhor nos elegeu e em incontáveis ocasiões de nossas vidas toma a iniciativa de falar em nosso interior. Para que isso aconteça, Ele põe apenas uma condição: que abramos a alma para sua graça.

Naturalmente cristã, a alma humana voa em seguimento de Nosso Senhor, pois foi criada para Ele. Há, no coração do homem, uma percepção sobrenatural que, ante as circunstâncias mais diversas, permite-lhe afirmar: “Jesus vive aqui”. Trata-se, portanto, de ser fiel a essa marca inconfundível de Cristianismo gravada em nós e, assim, torná-la cada vez mais robusta.

Contudo, há algo a mais. Nós, filhos da Santa Igreja, temos a graça extraordinária de descobrir com segurança onde Jesus mora. Como?

Ouçamos as palavras cheias de unção de Dr. Plinio Corrêa de Oliveira, varão que marcou indelevelmente o século XX com sua Fé:

“Em suas instituições, em sua doutrina, em suas leis, em sua unidade, em sua universalidade, em sua insuperável catolicidade, a Igreja é um verdadeiro espelho no qual se reflete nosso Divino Salvador. Mais ainda, Ela é o próprio Corpo Místico de Cristo. E nós, todos nós, temos a graça de pertencer à Igreja, de sermos pedras vivas da Igreja! Como devemos agradecer este favor!”

Sim, na única e verdadeira Igreja de Cristo, indefectível em sua moral, imutável em seus dogmas, exemplar em seus Santos, íntegra em sua oposição ao “príncipe deste mundo” (Jo 16, 11), conhecemos a mentalidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, suas palavras, seus desejos, seus sentimentos.

“O cristão é outro Cristo”

Vamos buscar onde, de fato, Ele Se encontra e nos abramos inteiramente à influência da Santa Igreja.

Nesse sentido, continua Dr. Plinio:

“Não nos esqueçamos, porém, de que ‘noblesse oblige’. Pertencer à Igreja é coisa muito alta e muito árdua. Devemos pensar como a Igreja pensa, sentir como a Igreja sente, agir como a Igreja quer que procedamos em todas as circunstâncias de nossa vida.

Isto supõe um senso católico real, uma pureza de costumes autêntica e completa, uma piedade profunda e sincera. Em outros termos, supõe o sacrifício de uma existência inteira. E qual é o prêmio? ‘Christianus alter Christus’. Eu serei de modo exímio uma reprodução do próprio Cristo. A semelhança de Cristo se imprimirá, viva e sagrada, em minha própria alma”.

Com efeito, Jesus faz sua morada naqueles que se empenham em descobrir onde Ele habita.

Assim, ao encerrar estas linhas, dirijamo-nos a nosso Redentor e Lhe manifestemos nosso desejo de segui-Lo:

“Hoje o mundo não deseja saber onde Vós morais e, se soubesse, talvez promovesse sua destruição. Em reparação, Senhor, quero Vos convidar a morar comigo. Vinde, Senhor, e permanecei em mim! Meu coração é inteiramente vosso, entrai e tomai conta dele!”

Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP

Texto extraído, com adaptações, da Revista Arautos do Evangelho n.229, janeiro 2021.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas