Gaudium news > O significado das cores na Liturgia Católica

O significado das cores na Liturgia Católica

As cores litúrgicas basicamente são quatro: o branco, o vermelho, o verde e o roxo. Além destas, há quatro outras que são opcionais, podendo ser utilizadas em circunstâncias especiais.

O significado das cores na Liturgia Catolica

Redação (28/02/2023 16:42, Gaudium Press) A Liturgia da Igreja Católica é cheia de histórias e simbolismos. Cada detalhe tem uma razão de ser. Nada está ali por acaso. É o que se pode notar nas cores dos paramentos sagrados, que variam de acordo com o tempo litúrgico e as comemorações diárias dos Santos de cada dia.

De acordo com a Introdução Geral do Missal Romano (IGMR), no número 345, a diversidade de cores das vestes sagradas tem por finalidade exprimir externamente, de modo mais eficaz, por um lado, o caráter peculiar dos mistérios da fé que se celebram; por outro, o sentido progressivo da vida cristã ao longo do Ano Litúrgico.

As cores da liturgia católica

As cores litúrgicas basicamente são quatro: o branco, o vermelho, o verde e o roxo. Além destas, há quatro outras que são opcionais, podendo ser utilizadas em circunstâncias especiais. São elas: o dourado, o rosa, o azul e o preto.

O significado das cores na Liturgia Catolica 1

Significado da cor branca

A cor branca simboliza a pureza. Ela é utilizada nos tempos litúrgicos do Natal e da Páscoa, assim como nas comemorações de Nosso Senhor Jesus Cristo (exceto as da Paixão), de Nossa Senhora, dos Anjos e dos Santos não-mártires.

Significado do vermelho

A cor vermelha simboliza o sangue e o fogo da caridade. Ela é utilizada no Domingo de Ramos, nas celebrações da Paixão do Senhor, na Sexta-Feira Santa, no Domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas, e nas celebrações dos Santos Mártires.

Significado da cor verde

A cor verde simboliza a esperança. Ela é utilizada na maior parte do ano, em um período litúrgico denominado Tempo Comum.

Significado do roxo

O roxo simboliza a penitência. Geralmente é utilizado nos tempos do Advento e da Quaresma. Também pode ser usado nos Ofícios e Missas pelos mortos.

O significado das cores na Liturgia Catolica 2

Significado da cor rosa

O rosa simboliza a alegria. Ele é utilizado em duas ocasiões, correspondendo a dois interstícios de alegria em épocas de contrição: no 3º domingo do Advento e no 4º domingo da Quaresma.

Significado do dourado

O dourado é considerado a cor das solenidades e grandes festas litúrgicas, tais como a Páscoa, o Natal e as ordenações. Nessas ocasiões, o sacerdote pode usar essa cor no lugar do branco, do vermelho ou do verde.

Significado do azul

A cor azul pode ser usada na liturgia durante as Festas e Solenidades da Santíssima Virgem Maria.

Significado do preto

A cor preta simboliza a morte. Normalmente ela é utilizada nas Missas pelos fiéis defuntos, entretanto, nessas ocasiões o celebrante também pode utilizar o roxo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas