Gaudium news > O que são e quais são os Dons do Espírito Santo

O que são e quais são os Dons do Espírito Santo

A vida cristã não pode existir sem os Dons e sustento do Santo Espírito e, nem mesmo a própria Igreja o pode.

A vida cristã não pode existir sem os Dons e sustento do Santo Espírito e, nem mesmo a própria Igreja o pode.

Redação (22/05/2021, 14:29, Gaudium Press) A partir da vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos, em Pentecostes, os cristãos reconhecem que são assistidos pelos dons da Terceira Pessoa da Trindade.

O Catecismo da Igreja Católica, no número 1830, explica: “a vida moral dos cristãos é sustentada pelos dons do Espírito Santo. São disposições permanentes que tornam o homem dócil para seguir as sugestões do Espírito Santo ”.

O Espírito Santo é, para muitos, o “grande desconhecido”.  No entanto, a vida cristã, a vida de fé, esperança ou caridade não são possíveis sem ele.
O Espírito Santo atua no coração e transforma a vida das pessoas.

É o Espírito Santo que move para o amor e é aquele que anima a prática de atos de coragem. É o Espírito que dá asas à evangelização e que dá inteligência aos homens para conhecerem a Deus.
A vida cristã não pode existir sem o sustento do Santo Espírito e, nem mesmo a própria Igreja o pode.

Dons do Espírito Santo e frutos que o Espírito produz na alma e vida das pessoas

É importante que se faça uma distinção entre o que sejam os dons do Espírito e os denominados “frutos do Espírito Santo” produzidos pelo Paráclito na vida das pessoas.

São sete os denominados dons do Espírito. E estes são os “dons” que o Espírito Santo dá.

Já, os “frutos do Espírito Santo”,  como sempre foi ensinado pela Igreja, são as perfeições que esses dons produzem nas almas das pessoas.

Quais são os 7 dons do Espírito Santo? Qual o significado de cada um deles?

Aqui segue, portanto, o elenco dos sete dons do Espírito Santo e o significado de cada um deles:

1 – O Dom da Sabedoria

É o dom de compreender o que favorece e o que prejudica o projeto de Deus. Ele fortalece nossa caridade e nos prepara para uma visão plena de Deus.

O próprio Jesus nos disse:
“Mas quando te entregarem, não se preocupe como ou o que você vai falar. O que você tem a dizer será comunicado a você naquele momento. Pois não sereis vós que falareis, mas o Espírito de vosso Pai que falará em vós ”(Mt 10, 19-20).

A verdadeira sabedoria traz o sabor de Deus e de sua Palavra.

2 – O Dom de Compressão

É o dom divino que nos ilumina para aceitar as verdades reveladas por Deus.

Por meio deste dom, o Espírito Santo permite-nos pesquisar as profundezas de Deus, comunicando aos nossos corações uma particular participação no conhecimento divino, nos segredos do mundo e na intimidade do próprio Deus.

O Senhor disse: “Eu te darei um coração para me conhecer, porque eu sou o Senhor” (Jr 24,7).

3 – O Conselho

É o dom de saber discernir caminhos e opções, de saber orientar e ouvir.
É a luz que o Espírito nos dá para distinguir entre o certo e o errado, o verdadeiro e o falso.

O Espírito Santo repousou sobre Jesus e deu-lhe aquele dom na íntegra, como Isaías havia profetizado:

“Ele não julgará pelas aparências, nem julgará por ouvir dizer. Ele julgará os fracos com justiça e condenará com justiça os pobres da terra ”(Is 11: 3-4).

4 – O Dom da Ciência

Este é o Dom da Ciência de Deus, do conhecimento de Deus.
É por meio deste Dom que o Espírito Santo nos revela o pensamento de Deus a nosso respeito, visto que “ninguém conhece o íntimo de Deus, senão o Espírito de Deus” (1Co 2,11).

5 – O Dom da Piedade

É o Dom que o Espírito Santo nos dá para estarmos sempre abertos à vontade de Deus, sempre procurando agir como Jesus faria.

Se Deus vive sua aliança com o homem de maneira tão envolvente, o homem, por sua vez, também se sente convidado a ser misericordioso para com todos.

Na Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios, ele escreveu:
“Quanto aos dons espirituais, não quero que vocês, irmãos, ignorem. Você sabe que quando você era gentio, você foi cegamente atraído para ídolos silenciosos. É por isso que vos faço saber que ninguém, falando com o Espírito de Deus, pode dizer: “Anátema é Jesus!”; e ninguém pode dizer: “Jesus é o Senhor!” mas com o Espírito Santo ”(1Co 12: 1-3).

6 – O Dom da Força, Dom da Fortaleza

É o Dom da Fortaleza nos torna corajosos para enfrentar as dificuldades do dia a dia da vida cristã. É por meio dele que a fé se torna forte e heroica.
Lembremo-nos da coragem dos mártires. Dá-nos perseverança e firmeza nas decisões.

Quem tem este Dom não se esquiva de ameaças e perseguições, pois confia no Pai incondicionalmente.

O Apocalipse diz:
“Não tema o que você vai sofrer: o Diabo vai colocar alguns de vocês na prisão para que sejam tentados, e vocês vão sofrer uma tribulação de dez dias. Permanece fiel até a morte e eu te darei a coroa da vida ”(Ap 2,10).

7 – O Dom do Temor d Deus

Este Dom nos mantém no devido respeito diante de Deus e em submissão à sua vontade, separando-nos de tudo que possa desagradá-lo.

Por isso, Jesus sempre teve o cuidado de fazer a vontade do Pai em tudo, como Isaías havia profetizado:

“O espírito do Senhor repousará sobre ele: o espírito de sabedoria e entendimento, o espírito de conselho e força, o espírito do conhecimento e do temor do Senhor ”(Is 11.2).

É o que a própria Bíblia diz, referindo-se ao significado dos 7 dons do Espírito Santo:

“Guia-me o teu bom espírito por uma terra plana”» (Sl 143,10).

“Todos os que somos guiados pelo Espírito de Deus são filhoa sw Deus […] E, se são filhos, também são herdeiros; se herdeiros de Deus são coerdeiros de Cristo” (Rm 8, 14.17). (JSG)

(Fonte: “A Fé explicada” – Aleteia)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas