Gaudium news > O que fazer em momentos de angústia?

O que fazer em momentos de angústia?

Levante os olhos para céu e não desanime.

Persone solitudine 2

Redação (03/10/2022 09:06, Gaudium Press) O ser humano às vezes passa por tremendas angústias, um sentimento de abandono extremo que pode causar muitos danos em sua vida.

Em tais situações, voltar-se para Deus por meio da oração é realmente benéfico. Mas como fazer isso quando nos sentimos abandonados?

Levante os olhos para céu

Santa Teresinha do Menino Jesus propôs como oração uma espécie de “impulso do coração” ou melhor, um olhar para o céu; um grito de gratidão e alegria.

A Bíblia nos fala de muitas situações de angústia, por exemplo, o livro de Tobias conta a angústia de Sara: todos os seus maridos morreram por causa de Asmodeu e, além disso, ela também era insultada pela empregada de seu pai. Assim, Sara faz esta oração: “Tu és bendito, Senhor Deus misericordioso, e é bendito o teu Nome, santo e digno de honra pelos séculos. Bendigam-te todas as tuas obras para sempre. Agora, Senhor, é para ti que levanto meu rosto e meus olhos. Manda que eu seja libertada da face da terra para que não ouça mais esses insultos”.

Não desanime e lembre-se das graças recebidas no passado

A angústia e a dor podem durar muito tempo, e você pode também permanecer em estado de paralisação e desânimo permanente.

A melhor maneira de superar a angústia é recusar-se a permanecer nela. Em situações de angústia, é necessário ser acompanhado por um médico  especialista e espiritualmente por um sacerdote.

Quaisquer que sejam as dificuldades, devemos olhar para o futuro. Com a ajuda do Espírito Santo, lembrarmos as graças do passado que recebemos, recordando-nos que Deus quer a nossa felicidade. No Salmo 22, encontramos: “”Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso cajado e vosso báculo são o meu amparo.

Invoque os Arcanjos e a Virgem Maria

Os Anjos querem nos ajudar e consolar, porque têm imensa compaixão por nós. Nos momentos de grande dificuldade invoquemos o Anjo do Horto das Oliveiras, o mesmo que consolou Jesus na sua angústia.

Também os Arcanjos São Miguel, São Gabriel e São Rafael agem fortemente contra os espíritos do mal, o terço de São Miguel é muito poderoso.

A recitação do santo rosário e a invocação de Nossa Senhora através dele é uma forte oração de proteção e libertação do mal e de todas as formas de angústia.

Redescubra as bem-aventuranças

A angústia pode levar à má tristeza e nos fazer esquecer o fim último: a vitória de Deus sobre o mal. Então pode ser reconfortante redescobrir as bem-aventuranças e ver a situação de angústia como meio de alegria espiritual: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mt 5, 4).

Ofereça a angústia a Deus e nos comprometamos a lutar contra o mal

A nossa oração também pode ser uma oferta a Deus pela salvação das almas; só com o oferecimento dá-se um sentido ao sofrimento.

O sofrimento pode ser oferecido pela libertação das almas do purgatório e pela conversão dos pecadores. Isso nos ajuda a sair do sentimento de solidão e a compartilhar o sofrimento com outros irmãos.

Por Rita Sberna

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas