Gaudium news > O que fazer com os ramos abençoados no Domingo de Ramos?

O que fazer com os ramos abençoados no Domingo de Ramos?

Esses ramos abençoados não podem ser guardados ou descartados de qualquer forma, pois ao serem abençoados, se tornam sacramentais.

O que fazer com os ramos abencoados no Domingo de Ramos 1

Foto: Cathopic/Roberto Castillo photo.

 

Redação (31/03/2023 17:12, Gaudium Press) A Semana Santa, a mais importante da liturgia católica, é iniciada através do Domingo de Ramos, no qual recordamos a entrada triunfal de Nosso Senhor Jesus Cristo em Jerusalém, acolhido pelo povo que, com ramos nas mãos, cantava “Hosana nas Alturas”.

O que fazer com os ramos abencoados no Domingo de Ramos 3

Foto: Cathopic/j1mmyneutron.

Os ramos abençoados se tornam sacramentais

Ao celebrar este momento na liturgia, os fiéis levam ramos, que são abençoados, para participar da procissão que ocorre antes da Santa Missa no Domingo de Ramos. Após a celebração, os ramos abençoados, que se tornam sacramentais, são levados pelos fiéis para os seus lares.

Esses ramos abençoados não podem ser guardados ou descartados de qualquer forma, pois servem de remédio, proteção e, acima de tudo, memória do compromisso que cada católico assumiu como seguidor de Cristo. Mas afinal, o que se deve fazer com esses ramos após o Domingo de Ramos?

O que fazer com os ramos abencoados no Domingo de Ramos 2

Desses ramos são retiradas as cinzas da Quarta-feira de Cinzas

O ideal é colocá-los em um local de destaque, junto de uma Cruz, da imagem dos Santos ou quadros do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria, enfim, em um local onde se costuma realizar as orações em sua casa. Há quem coloque na porta de casa como forma de proteger o lar.

Além disso, faz parte do costume da Igreja que, quando esses ramos secam, eles sejam queimados e suas cinzas sejam jogadas na terra ou que os mesmos sejam enterrados. As paróquias costumam, depois que os ramos estão secos, queimá-los e guardar as suas cinzas até o ano seguinte para utilizá-las nas celebrações da Quarta-feira de Cinzas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas