Gaudium news > O consumismo pode corroer o verdadeiro sentido do Natal, alerta Papa

O consumismo pode corroer o verdadeiro sentido do Natal, alerta Papa

Como solução para este problema, Francisco mencionou o presépio, que, segundo ele, “foi criado para nos trazer de volta ao que importa: a Deus que vem morar entre nós.

O consumismo pode corroer o verdadeiro sentido do Natal alerta Papa 1

Foto: Vatican Media.

Cidade do Vaticano (20/12/2023 12:09, Gaudium Press) Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, 20 de dezembro, realizada na Sala Paulo VI, o Papa Francisco seguiu com sua catequese, que teve o seguinte tema: “O presépio de Greccio, escola de sobriedade e alegria”.

Recordando a origem do presépio, criado por São Francisco de Assis, no Natal de 1223, o Pontífice recordou as seguintes palavras do Santo: “Quero lembrar o menino que nasceu em Belém, os apertos que passou, como foi posto num presépio, e contemplar com os próprios olhos como ficou em cima da palha, entre o boi e o burro”.

O consumismo pode corroer o verdadeiro sentido do Natal alerta Papa 3

Foto: Vatican Media.

Maravilhar-se diante do presépio

O Santo Padre destacou que a intenção de São Francisco não era “criar uma bela obra de arte, mas suscitar, através do presépio, a maravilha pela extrema humildade do Senhor, pelas dificuldades que sofreu, por nosso amor, na pobre gruta de Belém”.

Frisando o termo ‘maravilha’, o Papa explicou que não basta olharmos para o presépio como uma coisa bonita e rezarmos diante dele. “Diante do mistério da encarnação do Verbo, diante do nascimento de Jesus é necessária a atitude religiosa da maravilha. Se eu diante dos mistérios não chego a esta maravilha, a minha fé é simplesmente superficial”, advertiu.

O consumismo pode corroer o verdadeiro sentido do Natal alerta Papa 2

Foto: Vatican Media.

Risco do consumismo corroer o verdadeiro sentido do Natal

Em seguida, Francisco alertou para o risco do consumismo corroer o verdadeiro sentido do Natal. “É verdade que se sai para comprar presentes, tudo bem, mas com o frenesi de comprar presentes isso acaba atraindo a atenção para outro lado. Não há espaço interior para a maravilha, mas apenas para organizar as festas, fazer compras”, lamentou.

Como solução para este problema, ele mencionou o presépio, que, segundo ele, “foi criado para nos trazer de volta ao que importa: a Deus que vem morar entre nós. Por isso, é importante olhar para o presépio porque nos ajuda a entender o que importa: as pessoas antes das coisas, e muitas vezes nós colocamos as coisas antes das pessoas e isso não é bom”.

O consumismo pode corroer o verdadeiro sentido do Natal alerta Papa 4

Foto: Vatican Media.

A extraordinária alegria de Natal transmitida pelo presépio

Por fim, o Papa explicou que o presépio de Greccio, além da sobriedade, também fala de alegria. “A alegria que transborda do coração quando tocamos com as próprias mãos a proximidade de Jesus, a ternura de Deus, que não nos deixa sozinhos, mas nos consola”.

“O presépio é como um pequeno poço do qual tirar a proximidade de Deus, fonte de esperança e de alegria. O presépio é como um Evangelho vivo, um Evangelho doméstico. É como o poço na Bíblia, um lugar de encontro, onde levar a Jesus, como fizeram os pastores de Belém e o povo de Greccio, as expectativas e as preocupações da vida”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas