Gaudium news > O Arcebispo de São Francisco fará exorcismo no local onde a imagem de São Junípero Serra foi derrubada

O Arcebispo de São Francisco fará exorcismo no local onde a imagem de São Junípero Serra foi derrubada

A cerimônia acontecerá no dia 17 de outubro, na igreja da Missão São Rafael.

San Rafael Mission 700x980 1

Redação (16/10/2020 10:52, Gaudium Press) Mons. Salvatore Cordileone, Arcebispo de São Francisco nos EUA, planeja realizar um exorcismo no dia 17 de outubro, no local onde uma estátua de São Junípero Sierra foi derrubada, na igreja da Missão São Rafael, em São Rafael.

Restaram apenas os pés da estátua do santo, pois uma “pequena turba violenta” a derrubou no dia 12 de outubro.

Punição exemplar

Após a captura de 5 dos agressores, o prelado solicitou uma punição exemplar:

“Se isso é considerado delito leve contra a propriedade, não entenderam o principal: os símbolos de nossa fé agora estão sendo atacados, não só no espaço público, mas agora também em nossa propriedade e até mesmo dentro de nossas igrejas”, disse ele. “Não podemos permitir que um pequeno grupo arbitrário de infratores da lei decida quais símbolos sagrados nós, católicos ou outros crentes, podemos expor e usar para promover nossa fé. Isto tem de acabar”.

Mons. Cordileone também mostrou o absurdo de se enfurecer com a figura de Frei Junípero, evangelizador e protetor dos índios, que os defendeu, inclusive, das arbitrariedades cometidas por seus irmãos espanhóis. Estima-se que São Junípero, que fundou pessoalmente nove das 21 missões que foram realizadas no estado da Califórnia, e batizou cerca de 6.000 indígenas.

Desconhecimento histórico

“O padre Serra e seus companheiros franciscanos renunciaram a todas as conquistas mundanas para dar suas vidas ao serviço dos povos nativos e, assim, protegeram-nos dos abusos de seus compatriotas espanhóis”, afirmou o arcebispo Cordileone.

“Ver o padre Serra como o ícone da opressão indígena”, comentou, “é como fazer o mesmo com Abraham Lincoln e com a instituição da escravidão nos Estados Unidos”. O arcebispo também ressaltou que as arbitrariedades cometidas contra os índios ocorreram principalmente após o fim da era das missões.

No verão passado, a estátua de São Junípero Serra foi derrubada no Golden Gate Park. Diante deste fato, no dia 27 de junho passado, dezenas de pessoas se juntaram a Mons. Cordileone que rezou o rosário e recitou uma oração a São Miguel Arcanjo, pedindo proteção contra as forças do mal.

Com informação de Catholic Herald

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas