Gaudium news > Núncio aos católicos do Camboja: estudem a Bíblia

Núncio aos católicos do Camboja: estudem a Bíblia

Núncio pede aos católicos no Camboja que estudem a Bíblia para alimentar sua fé em Deus.

Núncio Apostólico Dom Peter Bryan Wells. Foto: Catholic Church in Cambodia/ Facebook

Núncio Apostólico Dom Peter Bryan Wells. Foto: Catholic Church in Cambodia/ Facebook

Redação (24/05/2023 12:21, Gaudium Press) O catolicismo no Camboja data do século 16 graças aos missionários católicos europeus. Durante o regime comunista do Khmer Vermelho (1975-1979), houve uma terrível perseguição religiosa, na qual todos os bispos locais, clérigos e a maioria dos leigos católicos foram torturados e mortos; os missionários estrangeiros foram expulsos e as igrejas destruídas.

A igreja renasceu após o retorno dos missionários na década de 1990. Hoje, a Igreja cambojana tem 20.000 católicos. Ao longo dos anos, a igreja local tem crescido, contando com 10 sacerdotes nativos e 10 religiosas.

O Camboja e o Vaticano restabeleceram relações diplomáticas formais em 1994.

Conselho do núncio apóstolico

O papa Francisco nomeou Dom Peter Bryan Wells, de 60 anos, como núncio apostólico na Tailândia e no Camboja e delegado apostólico no Laos em 8 de fevereiro deste ano. Natural da diocese de Tulsa, em Oklahoma, nos Estados Unidos, Dom Wells foi ordenado sacerdote em 1991 e entrou para o serviço diplomático da Santa Sé em 1999. Estudou teologia e direito canônico em Roma.

Ele já serviu na Nunciatura Apostólica da Nigéria, bem como na Seção de Assuntos Gerais da Secretaria de Estado.

Em sua primeira visita ao Camboja, em 21 de maio passado, Dom Peter Bryan Wells, presidiu a Eucaristia na Igreja de São José, na capital Phnom Penh.

Segundo informou o site de notícias Catholic Cambodia, em sua homilia, o núncio destacou ser indispensável o estudo da Bíblia para se tornar um bom apóstolo de Jesus. “Vão em frente e formem um grupo de apóstolos”.

Ele lembrou aos membros da pequena Igreja Católica do Camboja que eles são chamados a serem bons discípulos, inculcando três virtudes – respeito, sinceridade e confiança.

“Para os cristãos, é importante estudar a Bíblia, conhecer o Espírito Santo, a Palavra de Deus e transmiti-la aos outros”, afirmou, porque a Palavra pode “alimentar e nutrir a alma”.

Ele também insistiu que é essencial obter uma educação para se tornar um bom discípulo. “Portanto, o que precisamos fazer é obter uma educação para nos conectarmos com Jesus, para sermos apóstolos de Jesus, para estabelecer uma relação genuína para guiar e deixar que os outros sejam apóstolos na maneira como vivemos”, acrescentou.

Ele ressaltou que os cristãos são chamados a evangelizar, mas não forçar uma conversão. “Como cristãos, especialmente os pais, devemos encorajar os jovens a ir à igreja e devemos continuar a compartilhar dons que são tesouros especiais, como a fé”, acrescentou Dom Wells.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas