Gaudium news > Número de seminaristas na Espanha cai quase pela metade em dez anos

Número de seminaristas na Espanha cai quase pela metade em dez anos

Segundo a Conferência Episcopal Espanhola, pela primeira vez na história, o número de aspirantes ao sacerdócio é inferior a mil.

Numero de seminaristas na Espanha cai quase pela metade em dez anos

Foto: Cathopic/Mariana C.

Espanha – Madri (16/03/2023 15:25, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) divulgou dados com o número atual de seminaristas no país. Pela primeira vez na história, o número de aspirantes ao sacerdócio é inferior a mil. No total, foram contabilizados 974 seminaristas cursando o ano letivo 2022-2023.

Número de seminaristas segue em queda

Os números também são inferiores se levarmos em consideração as entradas ao seminário, que, também pela primeira vez, ficaram abaixo de 200 (172) e as ordenações sacerdotais, que foram um pouco menos de cem (97).

Não é de hoje que essa queda vem sendo registrada. No ano acadêmico de 2002-2003, os seminários do país contavam com 1,7 mil seminaristas. Nessa mesma época 350 ingressaram nos seminários e outros 200 receberam a ordenação sacerdotal. Já no ano acadêmico de 2016-2017, o número de seminaristas caiu para 1,3 mil e no ano seguinte foi para 1,2 mil.

Possíveis motivos para esses números

Segundo a Subcomissão Episcopal para os Seminários a queda deste ano em relação ao anterior pode ser explicada por conta da mudança da metodologia na coleta de dados. Entretanto, também ressaltou o descompromisso dos jovens, que se reflete na diminuição de matrimônios, por exemplo. Além disso, menos crianças estão nascendo na Espanha.

Em setembro de 2022 a CEE lançou a Pastoral Vocacional com o objetivo de criar uma cultura vocacional que auxilie crianças, jovens e adultos a considerar a vocação sacerdotal. Além disso, a Subcomissão Episcopal para os Seminários elaborou materiais para apoiar a celebração do Dia do Seminário, celebrado todo dia 19 de março, Solenidade de São José. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas