Gaudium news > Novos atos de vandalismo e ódio religioso contra Igrejas nas Filipinas

Novos atos de vandalismo e ódio religioso contra Igrejas nas Filipinas

Ódio religioso, perseguição à Igreja: em um intervalo de 15 dias várias Igrejas e capelas foram atacadas nas Filipinas.  

Ódio religioso, perseguição à Igreja: em um intervalo de 15 dias várias Igrejas e capelas foram atacadas nas Filipinas.

Manila – Filipinas (03/03/2021, 15:05, Gaudium Press) Os bispos filipinos condenaram os recentes atos de violência e vandalismo perpetrados contra igrejas nas Filipinas.

No dia 21 de fevereiro, indivíduos não identificados destruíram imagens religiosas na entrada da igreja paroquial de São Padre Pio, na cidade de Legazpi, que fica na província de Albay, no sudeste da ilha de Luzon.

Atos irresponsáveis que expressam ódio à Igreja e que não devem ser repetidos

De acordo com Agencia Fides, o pároco da igreja dedicada a São Padre Pio, padre Bob Bañares informou que os vândalos quebraram e arrancaram a mão direita da imagem de Nossa Senhora da Salvação que fica na entrada da igreja paroquial e, não satisfeitos com esse seu ato de profanação, deceparam também a mão esquerda da imagem de um anjo.

Dom Joel Baylon, da diocese de Legazpi, por sua vez, classificou esses episódios como “atos irresponsáveis” e expressou sua esperança “de que eles não se repitam”.

Há menos de 15 dias, duas capelas também foram profanadas na Ilha de Basilan

Na semana anterior a estes deploráveis fatos, duas capelas também foram profanadas na Ilha de Basilan, que fica ao sul das Filipinas. Na ocasião, várias imagens religiosas foram também danificadas.

O Arcebispo Dom Leo Dalmao, da Prelatura de Isabela, embora rechace esses episódios de ódio e perseguição religiosa, exortou os católicos a “não deixarem esses episódios semearem ainda mais ódio”.

O arcebispo expressou em tom conciliatório seu pensamento: “busquemos uma oportunidade para difundir a compreensão e a paz”.

Segundo a opinião de Dom Leo Dalmao “todos os fiéis devem estar vigilantes e rejeitar qualquer oportunidade de que esses elementos negativos” e suas atitudes de perseguição religiosa possam semear mais ódio.

A influente leiga católica Teresa Punzo, referindo-se aos atos de provocação e ódio religioso, disse à Agência Fides que estes três recentes atos de vandalismo e ódio contra a Igreja são deploráveis e que todos são chamados a respeitar a fé alheia, afirmou.  (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas