Gaudium news > Novo Patriarca Armênio-Católico assume suas funções

Novo Patriarca Armênio-Católico assume suas funções

Eleito no passado mês de setembro, Sua Beatitude Rafael Bedros XXI Minassian participou no último domingo de uma cerimônia de entronização onde assumiu a função de Patriarca da Igreja Armênio-Católica, a qual está em plena comunhão com a Igreja Romana

Patriarca armenio

Líbano (25/10/2021 03:00, Gaudium Press) Em setembro passado, o Papa Francisco convocou o Sínodo dos Bispos da Igreja Armênia Católica para que se pudesse eleger o sucessor do Patriarca Krikor Bedros XX, falecido em maio com a idade de 94 anos. No dia 23 de setembro, Rafael Bedros XXI foi eleito o novo Patriarca.

O novo Patriarca da Cilícia dos Armênios Católicos, Sua Beatitude Rafael Bedros XXI Minassian, tomou posse oficialmente de sua missão após uma cerimônia no Líbano, neste 24 de outubro.

Assistiram a cerimônia diversas autoridades religiosas e civis, tais como, o patriarca da igreja Melquita Sua Beatitude Youssef Absi, bispos representantes dos patriarcas Aram I e Karekin II, um representante do presidente libanês, o embaixador armênio Vahakn Atapekian, entre outras personalidades.

cerimonia

A Cerimônia de Entronização e seus simbolismos

A cerimônia de entronização tem suas origens na antiguidade. Uma sequência de orações e cânticos alternados entre os bispos e os fiéis acontece ao longo da celebração. As invocações são para pedir a intercessão divina para o novo Patriarca.

O rito aconteceu no início da Missa. O candidato é apresentado à assembleia e faz sua profissão de fé e seguida toma posse de seu novo ministério. 

A cerimônia, que é cheia de simbolismo, tem seu auge quando, logo após as leituras litúrgicas, os bispos presentes estendem um manto dourado sobre a cabeça do candidato. O tecido simboliza a força do Espírito Santo que vem para proteger a missão do Patriarca.

Rafael Bedros XXI Minassian recebeu também o bastão patriarcal e em seguida assumiu sua posição na Cátedra Patriarcal. Os sinos da catedral anunciaram então que a cátedra já não estava mais vaga.

Homilia: agradecimentos e responsabilidades

A Santa Missa foi celebrada por Sua Beatitude, Rafael Bedros XXI Minassian. Durante a homilia, o Patriarca agradeceu ao Papa Francisco que confirmou sua eleição bem como aos bispos da Igreja Armênio-Católica que o elegeram.

O Patriarca agradeceu também os fiéis presentes e relembrou que na mesma catedral ele havia sido ordenado sacerdote durante a guerra civil e agora como Patriarca quer compartilhar os sofrimentos e tribulações com o povo da região.

“Como fomos capazes de superar os desafios do passado e todos nós sobrevivemos juntos, estou certo que com a Divina Providência, poderemos também superar todos os sofrimentos do presente”, afirmou o Patriarca.

Papa afirma necessidade de reconhecer a presença de leigos que, em virtude de seu Batismo, se sentem chamados a colaborar no serviço da catequese.

Troca de Cartas entre o Papa e o Patriarca

 Em uma carta entregue ao Papa Francisco durante o encontro com os Bispos Armênios-Católicos, o então recém-eleito Patriarca, Sua Beatitude Raphaël Bedros XXI Minassian manifestou seu desejo de assumir sua nova responsabilidade para “servir a Igreja com todas as minhas forças”, e se confiou à Misericórdia do Cristo para ajudá-lo a cuidar de todas as necessidades da Igreja. 

Por sua parte, Francisco enviou uma carta de parabenização onde manifesta sua alegria com a eleição e com a entronização do Patriarca.O Papa afirmou que a Igreja que está agora sob responsabilidade do sua Beatitude Raphaël Bedros XXI Minassian “está plenamente inserida nas vicissitudes do povo armênio, preservando a sua memória e tradições, e ao mesmo tempo profundamente ligada ao Sucessor do Apóstolo Pedro.”

Ao final, conforme a tradição secular, o Pontífice concede a comunhão eclesial ao novo Patriarca.

 Com informações VaticanNews.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas