Gaudium news > Novo Núncio Apostólico no Brasil é acolhido na Catedral de Brasília

Novo Núncio Apostólico no Brasil é acolhido na Catedral de Brasília

Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, afirmou que a visita do Núncio Apostólico confirma o laço profundo com a pessoa do “querido e amado Papa Francisco”.

Novo Nuncio Apostolico no Brasil e acolhido na Catedral de Brasilia 1

Brasília (04/02/2021 15:30, Gaudium Press) Na manhã da última quarta-feira, 3 de fevereiro, foi celebrada uma Santa Missa Solene na Catedral Metropolitana de Brasília (DF). A cerimônia marcou a recepção do novo Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro.

Estiveram presentes na celebração eucarística: o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o primeiro vice-presidente da CNBB, Dom Jaime Spengler; o secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella; o presidente do regional Centro-Oeste, Dom Waldemar Passini; o Arcebispo Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães; o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), Júlio César Gomes; além de representantes do clero em Brasília; religiosos; e membros do corpo diplomático.

Homilia de Dom Giambattista Diquattro

Em sua homilia, Dom Giambattista recordou que “Deus manifesta a sua compaixão por aqueles que o temem. Isto é, para aqueles que reconhecem sua grandeza e admitem sua própria pequenez. Nossa pequenez consiste em sermos feitos de barro, a graça consiste em que neste pó que somos nós, Deus soprou seu Espírito. Se vivemos a sua graça, vivemos pelo Espírito de Deus”.

Novo Nuncio Apostolico no Brasil e acolhido na Catedral de Brasilia 3

Ao final do sermão, o Núncio concluiu sua reflexão fazendo a seguinte súplica: “Grandioso Deus, abençoai o nosso povo, os brasileiros que se confiam com o coração de filhos à intercessão da Virgem Mãe, Aparecida”.

Palavras de boas vindas

Em sua fala, Dom Walmor agradeceu a presença dos bispos, sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas na celebração. Em seguida, manifestou sua alegria por recebê-lo, pois “na sua pessoa, está a pessoa do Papa Francisco, que o envia como servidor nessa Nunciatura Apostólica de grande importância na história da Igreja em todo o Brasil. Por isso, recebendo essa carta, em nome de toda a conferência nacional do Brasil, quero dizer ao senhor da nossa amizade, respeito e colaboração, e reafirmar o nosso grande compromisso com o Papa Francisco neste momento desafiador para toda a humanidade”.

Novo Nuncio Apostolico no Brasil e acolhido na Catedral de Brasilia 2

Visita à sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

No mesmo dia, Dom Giambattista visitou a sede da CNBB, sendo acompanhado pela presidência da entidade e subsecretários. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidente da CNBB, afirmou que a visita do Núncio Apostólico confirma o laço profundo com a pessoa do “querido e amado Papa Francisco”.

“Ele é seu representante, tem uma tarefa própria no contexto da Igreja e da sociedade brasileira, como a CNBB tem a sua tarefa própria como Igreja e na sociedade brasileira. Esse entrelaçamento e diálogos são importantíssimos para que nós possamos prestar um serviço de qualidade num tempo de muitas dificuldades”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas