Gaudium news > Novo maestro do coro da Capela Sistina é brasileiro

Novo maestro do coro da Capela Sistina é brasileiro

Monsenhor Marcos Pavan foi nomeado pelo Papa Francisco como o novo maestro diretor da Capela Musical Pontifícia.

Novo maestro do coro da Capela Sistina e brasileiro Monsenhor Marcos Pavan

Cidade do Vaticano (23/11/2020 16:00, Gaudium Press) No último domingo, 22, Festa litúrgica de Santa Cecília, o Papa Francisco nomeou Monsenhor Marcos Pavan como novo maestro diretor da Capela Musical Pontifícia.

Monsenhor Marcos Pavan

O sacerdote brasileiro possui licenciatura em Direito, obtida na Universidade de São Paulo em 1985 com a relativa inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil. Cursou Filosofia em Roma no então Centro de Estudos Superiores das Legionárias de Cristo. Já seus estudos teológicos foram realizados na Pontifícia Universidade de São Tomás de Aquino.

Coro capela sistina

Sólida formação artística e musical

Sua sólida formação artística e musical foi sendo construída ao longo dos anos através de estudos de piano e teoria musical, de técnica vocal e canto gregoriano, de direção de coral, além de seus trabalhos como concertista, junto com gravações para rádio e televisão.

Em 1998 foi convidado a integrar a Capela Sistina, no início como assistente dos Pueri Cantores, e depois a partir de 10 de julho de 2019 como diretor interino da mesma Capela Musical Pontifícia.

Parte integrante do Serviço das Celebrações Litúrgicas papais

Desde o dia 17 de janeiro deste ano, após o Motu proprio do Papa, a Capela Musical se tornou parte integrante do Serviço das Celebrações Litúrgicas papais, guiado por Monsenhor Guido Marini. Segundo o Pontífice, esta escolha foi feita com o objetivo de conservar e promover “o prestigioso patrimônio artístico-musical produzido ao longo dos séculos pela Capela”, considerada “um lugar de elevada expressão artística e litúrgica ao serviço das solenes celebrações dos Pontífices”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas