Gaudium news > Novo drama na Nigéria: um seminarista é morto e outro é sequestrado

Novo drama na Nigéria: um seminarista é morto e outro é sequestrado

A Igreja Católica na Nigéria sofre um novo drama com ataques ocorridos na última quinta-feira, 7 de setembro, que resultaram na morte de um seminarista e no sequestro de outro

Naaman Danlami

Na’aman Danlami. Foto: Vatican News.

Redação (08/09/2023 14:27, Gaudium Press) A comunidade católica da Nigéria está de luto pela morte de um seminarista da Diocese de Kafanchan, assassinado no último dia 7 de setembro.

A casa paroquial da Paróquia São Rafael, em Fadan Kamanta, no centro do país, foi atacada por um grupo de bandidos fulanis, conforme informou a Ajuda à Igreja que Sofre. Segundo Dom Julius Kundi, Bispo da Diocese de Kafanchan, os criminosos tentaram invadir o prédio com o intuito de sequestrar o pároco local.

Contudo, não conseguindo acessar o interior do edifício, eles atearam fogo no prédio. O pároco e o vigário da paróquia conseguiram escapar com vida do incêndio. Porém, o seminarista Na’aman Danlami, de 25 anos de idade, não conseguiu fugir e morreu queimado no ataque.

Dom Kundi lamentou a trágica morte do seminarista e deplorou a falta de reatividade das autoridades de segurança locais. Infelizmente, a Diocese de Kafanchan é duramente atingida por ataques de criminosos. Em 2022, o sacerdote John Mark Cheitnum, responsável pela direção de comunicação da diocese, foi sequestrado e assassinado.

No mesmo dia 7, outro seminarista, Ezequiel Nuhu, da Diocese de Abuja, foi sequestrado na casa de seus pais, em Kaduna, onde passava as férias. Os bandidos invadiram o recinto e levaram o jovem em cativeiro.

A Ajuda à Igreja que Sofre informou que em 2022, quatro sacerdotes foram mortos e 28 foram sequestrados na Nigéria. Em 2023, até o momento, o número de sacerdotes sequestrados se eleva a catorze. (FM)

Com informações de Vatican News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas