Gaudium news > Nova flecha de Notre-Dame de Paris já pode ser vista nos céus da cidade

Nova flecha de Notre-Dame de Paris já pode ser vista nos céus da cidade

A silhueta da famosa flecha da Catedral de Notre-Dame de Paris já começa a se delinear nos céus da capital francesa

Reabertura da Catedral de Notre Dame devera ocorrer em 2024

Redação (01/12/2023, 13:30, Gaudium Press) Uma visão marcante está de volta aos céus parisienses. A nova flecha da Catedral de Notre-Dame começa a surgir entre os andaimes que envolvem a estrutura, marcando os avanços das obras de reconstrução após o incêndio que atingiu o edifício em abril de 2019.

A flecha, que desabou durante o trágico incidente, agora se eleva novamente a 96 metros de altura. A nova é idêntica à original concebida pelo famoso arquiteto Viollet-Le-Duc do século XIX. Construída em carvalho maciço, a estrutura única deve ser visível antes do Natal, conforme a data planejada pelo falecido general Jean-Louis Georgelin, responsável pela reconstrução.

A nova flecha, feita com os mesmos materiais da original, tem 220 toneladas de carvalho, o que constitui a estrutura principal da flecha, e mais 140 toneladas de chumbo na cobertura e nos ornamentos. A flecha repousa sobre uma estrutura igualmente forte, um pedestal de 80 toneladas.

As oito faces da flecha são adornadas com cerca de 200 motivos florais da arquitetura gótica, resultado de um trabalho minucioso de escultura realizado por um grupo de empresas em um ateliê na região francesa de Lorena. Enquanto a estrutura da flecha já é visível, os trabalhos de acabamento, a colocação da cobertura e dos ornamentos, devem prosseguir ao longo dos próximos dias.

A reinauguração de Notre-Dame está programada para 8 de dezembro de 2024, coincidindo com a celebração da Solenidade da Imaculada Conceição. A Catedral de Notre-Dame era um dos monumentos mais visitados no mundo; antes do incêndio, costumava atrair 12 milhões de visitantes anualmente. (FM)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas